Um espaço de aprendizagem

Aidem

Um retângulo composto por três faixas horizontais do mesmo tamanho: verde escura, cinza e roxa.

Bandeira aidem

O termo aidem é para pessoas que são tanto assexuais quanto arromânticas, de forma que as duas coisas parecem ser a mesma, ao invés de distintas uma da outra. Alguém que quer usar um sufixo pode se dizer aidematraíde ou aidemorientade.

A cunhagem de aidem partiu de discussões sobre como alguém poderia se dizer arromântique e assexual ao mesmo tempo, sem usar um termo tão vago como a-espectral (que indica que alguém está no espectro assexual e/ou no espectro arromântico e afins) e sem usar apenas a letra A.

A questão é que, por exemplo, pessoas que são pansexuais e panromânticas ou abrossexuais e abrorromânticas que não querem separar suas orientações podem se dizer apenas pan ou abro, respectivamente. Além disso, mesmo termos como pansexual ou abrossexual usados isoladamente já presumem, em grande parte dos casos, que a pessoa seja periorientada: ou seja, que essas pessoas possuem orientações que funcionam da mesma forma em relação a todos os tipos de atração que consideram relevantes (seja atração sexual, romântica, sensual/sensorial e/ou afins).

Enquanto isso, existe uma normalização bem maior de experiências variorientadas nas comunidades assexual e arromântica. Ou seja, é comum que pessoas se digam assexuais sem serem arromânticas, ou arromânticas sem serem assexuais, de uma forma que não é tão comum com outras orientações.

Existe o termo aroace, usado por pessoas arromânticas e assexuais, mas mesmo que ele seja usado por pessoas cuja experiência se assemelha à definição da orientação aidem, ele também pode ser usado por pessoas arromânticas e assexuais variorientadas, como alguém demirromântique e acepulso, por exemplo. A pessoa que cunhou o termo aidem queria algo que não se referisse a esse modelo de informar tanto a questão de ser arromântique quanto a questão de ser assexual em uma combinação de palavras, como em aroace, e que ao invés disso fosse uma única palavra separada de referências específicas a ser assexual ou arromântique.

A postagem cunhando a orientação aidem é de 18 de dezembro de 2016, e ela foi feita no Tumblr aro-aceplace, provavelmente por Yarrow. Na mesma postagem, uma bandeira foi postada, mas em 21 de dezembro, Victoria, bigeyedchangelingchild no Tumblr, fez uma versão da bandeira com cores mais escuras (a que está nesta página), pela original ter cores saturadas demais. Yarrow agradeceu pela bandeira, dizendo que a bandeira de Victoria funciona bem.

Significados não foram dados para a bandeira. Geralmente, bandeiras de identidades arromânticas possuem faixas verdes e bandeiras de identidades assexuais possuem faixas roxas, e o posicionamento de tais faixas pode ter sido baseado na posição de tais faixas nas bandeiras arromântica e assexual, respectivamente.

Porém, o significado da faixa cinza é mais difícil de interpretar. Talvez ela seja uma referência a outra cor frequentemente usada em bandeiras a-espectrais, ou seja uma inclusão explícita de pessoas aidem na área cinza, ou simplesmente represente a questão de pessoas aidem considerarem ser assexuais e arromânticas como uma coisa só. Pode ser também que seja uma mescla de tais significados, ou que tenha um significado diferente.

O nome aidem vem do prefixo a, comum a assexual e arromântique, e de idem, um prefixo em latim que significa mesme (assim como a palavra idem que ainda existe na língua portuguesa). Aidem é o mesmo prefixo em sua língua original.


Links adicionais: