Um espaço de aprendizagem

Aroique

Retângulo composto por nove faixas horizontais do mesmo tamanho. Suas cores são rosa, laranja, amarela, verde clara, verde, verde clara, azul, índigo e roxa escura.

Bandeira aroica

Aroique se refere a alguém no espectro arromântico cuja orientação sexual é influenciada, fortemente afetada ou similar por sua arromanticidade.

Por exemplo, alguém pansexual que acha que não seria pansexual se não fosse arromântique pode se dizer aroique.

Algumas pessoas aroicas se descrevem mais especificamente como:

  • Aroaloicas, caso sejam pessoas aroicas alossexuais/zedsexuais (fora do espectro assexual) ou suficientemente próximas disso para que estejam confortáveis com tal identificação;
  • Aroaicas, caso sejam pessoas aroicas no espectro assexual, ou suficientemente próximas disso para que estejam confortáveis com tal identificação.

Pessoas aroicas podem não saber como suas orientações sexuais funcionam, ou seja, podem não saber defini-las, ainda que saibam que elas são influenciadas por/entrelaçadas com/etc. suas arromanticidades. Isso também vale para pessoas aroaloicas ou aroaicas, que podem só saber se descrever como alossexuais/zedsexuais ou como no espectro assexual sem conseguirem apontar termos mais específicos que descrevem suas experiências, ou até mesmo não ter certeza se estão realmente fora ou dentro do espectro assexual mas se verem como próximas de uma ou da outra possibilidade.

Retângulo composto por 9 faixas horizontais, nas cores rosa, laranja, amarela, verde clara, verde, verde clara, amarela, laranja e rosa.

Bandeira aroaloica

Assim como no caso de qualquer outra orientação afetada por fatores específicos, a existência de pessoas aroicas não significa que todas as pessoas arromânticas veem suas orientações sexuais como consequências de serem arromânticas. Também não significa que pessoas aroicas acham que suas orientações sexuais específicas só ocorrem em outras pessoas caso elas também sejam arromânticas. Pessoas aroicas usam tal termo para descrever suas próprias experiências, e não uma visão de mundo sobre como as orientações de outras pessoas funcionam ou deveriam funcionar.

Os termos aroique, aroaloique e aroaique foram cunhados por Dexter (neopronouns no Tumblr), e uma publicação com definições e bandeiras para cada termo foi feita em seu blog em 11 de dezembro de 2020. A postagem em questão menciona um pedido de uma pessoa anônima, mas não especifica no que tal pessoa influenciou os termos e/ou as bandeiras.

Dexter publicou duas versões de bandeiras para cada termo. As versões ditas completas possuem nove faixas, que são simétricas no caso das bandeiras aroaloica e aroaica, enquanto as versões simplificadas possuem cinco faixas.

Retângulo composto por cinco faixas horizontais, nas cores azul, verde clara, verde, verde clara e roxa.

Bandeira aroaica

Ambas as versões possuem em seus centros uma faixa verde clara, uma faixa verde e outra faixa verde clara, em cores que remetem à bandeira arromântica mais utilizada. De resto, há cores quentes que remetem à alossexualidade e cores frias que remetem à assexualidade, sendo que a bandeira arromântica alossexual mais famosa usa a cor amarela e a bandeira assexual mais famosa usa a cor roxa. Dito isso, estas são apenas especulações para o simbolismo, visto que Dexter não publicou significados para os elementos das bandeiras.

Estes termos na língua inglesa se chamam aroic, aroalloic e aroaic. Eles são provavelmente baseados em aro (abreviação de aromantic, arromântique), allo (alo) e ace (abreviação de asexual, assexual). Aroallo (muitas vezes também alloaro) e aroace são formas comuns de se referir a pessoas arromânticas alossexuais e no espectro assexual, respectivamente.


Links adicionais: