Um espaço de aprendizagem

Velauriane

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores índigo, roxa, rosa clara, creme, turquesa, púrpura acinzentada e roxa escura.

Bandeira velauriana

Uma pessoa que é velauriana se considera tanto lésbica como turiana/veldiana. É algo que pode acontecer por vários motivos, incluindo:

  • Ser alguém que é tanto homem quanto mulher (ex.: femache, bigênero, ambonec, etc.) cuja atração é fluida e inclui momentos de atração exclusiva por homens e de atração exclusiva por mulheres;
  • Ser alguém omnigay que tem afinidade suficiente com os termos lésbique e turiane/veldiane para também se considerar velauriane;
  • Ser alguém não-binárie que sente atração por múltiplos gêneros de uma vez só e que tem tanto afinidade com comunidades lésbicas quanto com comunidades de homens gays/turianes/veldianes, a ponto de não se importar em ser chamade de lésbique, veldiane, etc.;
  • O termo ser usado para cobrir um sistema inteiro onde há membres lésbiques e membres turianes/veldianes.

Quem é velauriane é, por definição, alguém que também considera outros termos adequados para sua orientação. Por conta disso, não há problema algum se velaurianes também se disserem múlti, abro, bi, duo ou de outras orientações ou outros termos guarda-chuva que consideram que são aplicáveis ao funcionamento de suas atrações.

Shaun (previamente kenochoric no Tumblr), que cunhou o termo, mencionou que algumes velaurianes podem também se considerar mesques, isto é, tanto lésbiques múlti quanto pessoas gays múlti. Entretanto, como alguns itens da lista ali em cima apontam, nem tode velauriane pode ver sentido em se dizer atraíde por múltiplos gêneros dentro de suas experiências lésbicas e gays, por mais que ser velauriane indique a possibilidade de atração por múltiplos gêneros.

O termo original, velaurian, foi cunhado no dia 27 de maio de 2021. A postagem também incluiu a bandeira que está nesta página.

Sua origem tem base nas palavras veldiane (veldian) e aurora. A bandeira foi feita de forma que referencia tanto uma bandeira veldiana quanto uma bandeira lésbica dita da aurora (nomeada como tal para contrastar uma bandeira lésbica popular que é referenciada como pôr do sol). Shaun chegou a fazer sua própria variação da bandeira lésbica da aurora, mas a bandeira velauriana parece referenciar apenas a bandeira lésbica da aurora feita por Aurora (previamente ferretwlw no Tumblr).


Links adicionais: