Um espaço de aprendizagem

Lista de gêneros não-binários

Nem todas as identidades aqui são exatamente gêneros; existem palavras para descrever multiplicidade de gêneros, ausência de gênero, parcialidade de gênero, entre outras coisas. “Lista de gêneros” é apenas um nome simplificado.

É importante tentar entender que mesmo terminologia específica, ou que parece sem sentido, pode ser útil para validar e ajudar a entender pessoas com experiências diferentes em relação a gênero.

Tenha em mente que esta página está em construção. Haverão páginas específicas sobre todos os gêneros no futuro!

Sinta-se livre para requisitar certos gêneros ou traduções alternativas no fórum!

Veja também as postagens do blog sobre pessoas e gêneros não-bináries!

 


 

Não-binárie/Nãobinárie: Alguém que não é nem 100% homem e nem 100% mulher. Pessoas não-binárias podem utilizar este termo para si independentemente de sua identidade específica, e também podem utilizá-lo caso não definam seu gênero de forma mais específica do que “nem mulher, nem homem”.

Genderqueer/Gênero queer: Genderqueer é um termo que pode ser utilizado por qualquer ume que se encaixe na definição de não-binárie. Como queer é uma palavra estigmatizada, o termo genderqueer é visto como uma versão mais radical de não-binárie.

Bandeira Agênero

Agênero: Ausência de gênero. Algumas pessoas também utilizam esta identidade para definir um gênero neutro, ou para comunicarem que não desejam ser encaixadas em nenhum gênero.

Gênero-fluido: Alguém cujo gênero muda de tempos em tempos. Este é um termo bastante brando, que cobre qualquer tipo de mudança de gênero.

Homem não-binário: Uma pessoa não-binária que acha que o conceito de masculinidade ou de ser homem útil para sua identidade.

Mulher não-binária: Uma pessoa não-binária que acha que o conceito de feminilidade ou de ser mulher útil para sua identidade.

Demigênero: Parte de um gênero. O demigênero pode ser toda a identidade de gênero que a pessoa tem, ou apenas parte dela.

Andrógine: Um gênero que é a mescla dos gêneros masculino e feminino. Algumas pessoas também utilizam este termo como um termo para a mescla de dois gêneros qualquer.

Transfeminine: Alguém que foi designade como homem ao nascimento, mas que possui uma identidade e/ou apresentação relacionada à feminilidade ou a ser mulher. Mulheres trans binárias também podem se dizer transfemininas.

Transmasculine: Alguém que foi designade como mulher ao nascimento, mas que possui uma identidade e/ou apresentação relacionada à masculinidade ou a ser homem. Homens trans binários também podem se dizer transmasculinos.

Transneutre: Alguém que possui uma identidade e/ou apresentação relacionada à neutralidade ou a ser de um gênero neutro.

Neutrois: Mais comumente utilizado como um termo para gênero neutro, pessoas também podem se identificar como neutrois se são de um gênero completamente separado de masculino e feminino, ou se não possuem gênero.

Bandeira Intergênero

Intergênero: Um gênero influenciado ou informado por intersexualidade. Apenas para pessoas intersexo.

Bandeira Neurogênero

Neurogênero: Um gênero definido por neurodivergência. Assim como não-binárie, pode ser uma classificação ou um gênero específico.

Bandeira Kingênero

Kingênero: Um gênero influenciado pelo kin. Apenas para otherkins, therians, ou fictionkins.

Bandeira Aporagênero

Aporagênero: Um gênero separado completamente de gêneros masculinos, femininos, e neutros. Aporagênero também não é caracterizado por alienação diante do conceito de gênero, ou por falta de gênero.

Bandeira Maverique

Maverique: Um gênero específico definido por autonomia e convicção, em relação a saber que este gênero não é masculino, nem feminino, nem neutro, e nem qualquer identidade derivada destas.

Bandeira Gênero-estrela

Gênero-estrela: Um gênero não-binário que nunca poderá ser definido adequadamente por termos e definições precisas. Ou, um gênero de uma estrela, ou outro tipo de gênero relacionado a outros mundos/a alienígenas, um gênero além da compreensão.

Bandeira Egogênero

Egogênero: Um gênero pessoal único para quem o experiencia, que não pode ser descrito de outra forma.

Bandeira Gênero-cor

Gênero-cor/Corgênero: Um gênero associado com certa cor, e com o que tal cor representa.

Bandeira Caelgênero

Caelgênero: Um gênero esteticamente associado com o espaço/cosmos.

Bandeira Gênero-fofo

Gênero-fofo: Alguém cujo gênero é baseado em fofura, ou alguém cujo gênero é caracterizado por algo que a pessoa gênero-fofo acredita que se encaixa na definição de fofura.

Bandeira Femgênero

Femigênero: Um gênero não-binário feminino por natureza, no sentido de possuir feminilidade.

Bandeira Mascgênero

Mascgênero/Mascugênero: Um gênero não-binário masculino por natureza, no sentido de possuir masculinidade.

Bandeira Zenina

Zenina: Alguém que se identifica como uma mulher não-binária, ou com algum gênero parecido com este, mas que quer um nome para seu gênero que parece mais neutro ou não-binário, por não querer se associar com palavras como mulher ou menina.

Bandeira Zenino

Zenino: Alguém que se identifica como um homem não-binário, ou com algum gênero parecido com este, mas que quer um nome para seu gênero que parece mais neutro ou não-binário, por não querer se associar com palavras como homem ou menino.

Bandeira Juxera

Juxera: Um gênero relacionado ao feminino, mas separado deste.

Bandeira Proxvir

Proxvir: Um gênero relacionado ao masculino, mas separado deste.

Bandeira Nonpuella

Nonpuella/Nonera: Um gênero com forte conexão a qualidades femininas, mas que definitivamente não é o gênero feminino.

Bandeira Nonpuer

Nonpuer/Nonvir: Um gênero com forte conexão a qualidades masculinas, mas que definitivamente não é o gênero masculino.

Bandeira Nonvirmina

Nonpuerella/Nonvirmina/Inavire: Um gênero com fortes conexões a qualidades masculinas e femininas, mas que definitivamente não é o gênero feminino ou o masculino.

Bandeira Ambonec

Ambonec: Um gênero que é masculino e feminino, mas que, ao mesmo tempo, não é nenhum dos dois.

Bandeira Ceterogênero

Ceterogênero: Um gênero não-binário relacionado especificamente à masculinidade, feminilidade, ou neutralidade.

Bandeira Gênero Neutro

Gênero neutro: Alguém que tem um gênero neutro, ou um gênero entre os dois gêneros binários.

Bandeira Pangênero

Pangênero: Alguém que possui gêneros demais para contar, incluindo gêneros desconhecidos, e/ou uma experiência infinita de gênero. (Pessoas pangênero não possuem absolutamente todos os gêneros.)

Bigênero: Alguém que possui dois gêneros. Pode ser um de cada vez, ambos ao mesmo tempo, ou outras combinações.

Bandeira Trigênero

Trigênero: Alguém que possui três gêneros. Pode ser um de cada vez, todos ao mesmo tempo, ou outras combinações.

(sem bandeira)

Ogligênero: Alguém que possui alguns gêneros, mas não muitos.

Bandeira Poligênero

Poligênero: Alguém que possui vários gêneros. Pode ser um de cada vez, todos ao mesmo tempo, ou outras combinações.

Bandeira Poligênero-fluxo

Poligênero-fluxo: Uma identidade composta por mais de um gênero, mas com a intensidade de cada gênero mudando de tempos em tempos.

Bandeira Mosaigênero

Mosaigênero/Portiogênero: Uma identidade composta por vários fragmentos de gêneros e sentimentos.

Bandeira Fisgênero

Fisgênero: Uma identidade similar a bigênero ou poligênero, mas com um sentimento definitivo de que esses múltiplos gêneros estão separados de alguma forma.

Bandeira Gênero-borrão

Gênero-borrão: Uma identidade poligênero, na qual os diferentes gêneros estão tão “borrados” que é difícil ou impossível de identificar quais são.

(sem bandeira)

Gênero-poção: Um gênero composto pela mistura de vários gêneros diferentes.

Bandeira Giaragênero

Giaragênero: Alguém que possui múltiplos gêneros, mas que não entende nenhum deles, ou a maior parte deles.

Bandeira Schrodigênero

Schrodigênero/ Schrodingênero: Alguém que sente ter e não ter certo gênero ao mesmo tempo. Alternativamente, um gênero que é vários gêneros ao mesmo tempo.

Bandeira Gênero-estática

Gênero-estática: Um gênero que, assim como estática, é flocoso e incompreensível.

Bandeira Gênero-nulo

Gênero-nulo: Alguém cujo gênero não existe por nenhuma identidade servir. Ou alguém que não consegue identificar seu gênero de jeito nenhum.

Bandeira Apogênero

Apogênero: Alguém que sente estar completamente separade do conceito de gênero; uma ausência de gênero além da simples falta de gênero.

Gênero-vácuo: Alguém cujo gênero não existe, e que sente um vácuo onde deveria estar o gênero. Também pode ser um termo utilizado para alguém sem gênero, já que agênero e neutrois podem ser utilizados como sinônimos de gênero neutro.

Bandeira Sem Gênero

Sem gênero: Alguém que não possui gênero. Similar a agênero, mas algumas pessoas preferem apenas dizer que não possuem gênero.

Bandeira Casgênero

Casgênero: Alguém que acha que o conceito de gênero não é importante para si.

Bandeira Gênero-cinza

Gênero-cinza: Uma pessoa não-binária que não se importa com sua expressão de gênero, podendo ter um gênero fraco ou indeterminado, ou simplesmente não ligar muito pra isso.

Bandeira Gênero-vago

Gênero-vago: Um gênero para pessoas neurodivergentes que não conseguem ter total noção de seu gênero por causa de sua neurodivergência.

Bandeira Quoigênero

Quoigênero: Alguém que não entende gênero; que sente que o conceito de gênero não é aplicável para si.

Bandeira Librandrógine

Libragênero/[Gênero] agênero: Alguém que é agênero, mas que sente alguma conexão com algum gênero, fixa ou fluida.

Bandeira Cancegênero

Cancegênero/Agênero-fluido: Alguém que na maior parte das vezes é agênero, mas que às vezes possui gênero.

Bandeira Gênero-pulso

Gênero-pulso: Alguém que não possui gênero ou que possui um gênero indefinido, mas que experiencia “pulsos” de gênero(s) definido(s) de vez em quando.

Gênero-fluxo: Alguém que sofre mudanças na intensidade de seu gênero. A pessoa pode sentir seu gênero mais fraco algumas vezes, e/ou pode sentir ausência de gênero algumas vezes.

Fluxofluide: Alguém cujo gênero muda de tempos em tempos, sendo que a intensidade de tais gêneros muda de tempos em tempos também.

Bandeira Eafluida

Eafluide: Alguém cujo gênero muda de tempos em tempos, mas nunca para gêneros binários.

Bandeira Marfluida

Marfluide/Mascfluide: Alguém cujo gênero muda de tempos em tempos, mas sempre ou quase sempre para gêneros que considera masculinos.

Bandeira Venufluida

Venufluide/Femfluide: Alguém cujo gênero muda de tempos em tempos, mas sempre ou quase sempre para gêneros que considera femininos.

Bandeira Scorpifluida

Scorpifluide: Alguém que é gênero-fluido, mas que só muda entre gêneros desconhecidos.

Bandeira Colecionadore de Gêneros

Colecionadore de gêneros: Alguém cujo gênero é fluido, que não consegue achar poucas palavras para descrever seus gêneros, e que então acaba “colecionando” um monte de termos que encaixam.

(sem bandeira)

Kinetigênero: Alguém cujo gênero que sempre está mudando.

Bandeira Aquarigênero

Aquarigênero: Alguém cujo gênero muda constantemente e lentamente.

Bandeira Cristagênero

Cristaline/Cristagênero: Alguém cujo gênero muda constantemente. Tal gênero pode parecer fragmentado por conta disso.

Bandeira Gênero-fogo

Gênero-fogo: Alguém cujo gênero muda constantemente, sem nunca se extinguir. Ligado ao fogo como metáfora visual ou símbolo.

Bandeira Verangênero

Verangênero: Alguém cujo gênero muda toda vez que é identificado.

Bandeira Condigênero

Condigênero: Um gênero que só ocorre em determinadas condições.

Bandeira Ciclogênero

Ciclogênero: Um gênero que muda de acordo com o ciclo menstrual.

Bandeira Locugênero

Locugênero: Um gênero facilmente influenciado pelos arredores. Muda frequentemente com as pessoas e situações em volta mudando.

Bandeira Scorinãobinária

Scorigênero: Alguém que possui três gêneros que mudam entre si, mas que considera tais gêneros similares.

Bandeira Quivermulher

Quivergênero: Um gênero que muda de tempos em tempos, mas cujas mudanças são flutuações muito pequenas.

Bandeira Demifluida

Demigênero-fluido/Demifluide: Alguém que possui uma parte do gênero estática e a(s) outra(s) fluida(s).

Bandeira Horomenino

Horogênero: Um gênero que muda de tempos em tempos, mas com um “núcleo” que continua o mesmo.

Bandeira Duranãobinária

Duragênero: Alguém que possui múltiplos gêneros pode ter um duragênero, que é o gênero mais estável entre os gêneros da pessoa.

Bandeira Magimenina

Magigênero: Parte de um gênero próxima de um gênero inteiro. O magigênero pode ser toda a identidade de gênero que a pessoa tem, ou apenas parte dela.

Bandeira Hemimenino

Hemigênero: Parte de um gênero próxima da metade de um gênero. O hemigênero pode ser toda a identidade de gênero que a pessoa tem, ou apenas parte dela.

Bandeira Nanonãobinária

Nanogênero: Parte de um gênero próxima da inexistência de tal gênero. O nanogênero pode ser toda a identidade de gênero que a pessoa tem, ou apenas parte dela.

Bandeira Obligênero

Obligênero: Uma pessoa cujo gênero é parcialmente seu gênero designado por causa de abuso. Apenas para vítimas de abuso, especialmente vítimas de abuso religioso.

Bandeira Paragênero

Paragênero: Um gênero que é parecido com outro, mas que não é exatamente aquele gênero.

Bandeira Altegênero

Altegênero: É um gênero que parece estar em um universo paralelo, em um plano diferente, em uma existência alternativa, ou similar.

Bandeira Mulher-neblina

Gênero-neblina: Um gênero próximo a certo gênero, mas que não pode ser completamente identificado por causa de nebulosidade da consciência (brain fog; uma alteração da consciência comum em pessoas com déficit de atenção, depressão, e outras neurodivergências).

(sem bandeira)

Dubgênero: Um rótulo para quem não consegue confiar que seu gênero está certo. Por exemplo, ume dubandrógine não consegue confiar que o rótulo andrógine para seu gênero está 100% correto.

Bandeira Pendogênero

Pendogênero: Alguém que nunca está satisfeite com seu gênero não importa o quanto “encaixe” por causa de falta de confiança em si mesme, o que sempre lhe faz tentar procurar algo mais adequado. Para pessoas neurodivergentes apenas, especialmente para pessoas ansiosas ou com TOC.

Bandeira Xumgênero

Xungênero/Xumgênero: Alguém que não consegue definir seu gênero; alguém que tenta achar termos para ele, mas nenhum parece correto, devido a problemas de identidade ou de autoconfiança. A pessoa pode nunca conseguir achar um termo que a contemple, por palavras não serem suficientes, ou por conta de alguma neurodivergência.

Bandeira Turbogênero

Turbogênero: Alguém que tentou entender seu gênero, mas tal gênero é muito confuso e embaraçado para isso.

(sem bandeira)

Pomogênero: Alguém que não quer definir seu gênero, ou que não se encaixa em nenhum rótulo existente. Identidade mais utilizada por quem rejeita classificações de gênero.

Bandeira Ilusogênero

Ilusogênero: Alguém que sabe qual é seu gênero, mas que ainda sente que ele é falso, por causa de neurodivergência ou pressões externas (família, sociedade, etc).

Bandeira Liberique

Liberique: Um gênero que traz consigo a convicção e/ou a habilidade de expressá-lo, mesmo com a pressão externa para não fazer isso.
Pular para a barra de ferramentas