Um espaço de aprendizagem

Laique

Retângulo composto por um fundo preto e cinza, com a cor preta sendo predominante na metade superior e a cor cinza sendo predomintante na metade inferior. A parte cinza também tem um arco em seu centro que faz com que ocupe um pouco da primeira metade da bandeira, o qual fica em volta de uma forma verde escura que é basicamente um retângulo onde o lado de cima é um semicírculo ao invés de uma linha. Acima do arco cinza há um outro arco, desta vez amarelo claro, que é como se fosse um pedaço de um círculo que mal aparece por estar atrás do arco cinza embora esteja na frente do fundo preto.

Bandeira laique

Laique ou lykh é um xenogênero caracterizado por vigor sobrenatural e senso de desencarnação. Ume laique pode sentir que seu gênero existe a despeito de ou separadamente de sua existência terrestre. Sinestesicamente, este gênero parece morto-vivo, incorpóreo e/ou extradimensional, como uma ausência conspícua.

Como no caso de outros xenogêneros com descrições detalhadas, nem tode laique vai sentir que todas estas características se aplicam à sua identidade de gênero, mas provavelmente uma parte significativa delas ressoa com a experiência dessas pessoas para que elas escolham usar este termo e não outro(s).

Para algumas pessoas, laique pode estar no espectro agênero, visto que pode haver uma separação entre existência e gênero e/ou uma sensação de ausência de gênero total ou parcial. E em alguns casos, laique também pode ser um kingênero ou alguma outra forma de gênero-alterumano com ligação a criaturas mortas-vivas ou similares.

Esta identidade foi cunhada como lykh em uma postagem no Tumblr feita em 17 de julho de 2018 por queer-buccaneers. A postagem também contém a bandeira, que foi feita de forma que é para parecer uma mão de ume morte-vive saindo de seu túmulo.

O nome laique vem de uma enquete feita por Aster em colorid.es em setembro de 2019, sobre qual deveria ser o nome usado para publicações lusófonas sobre a identidade. Laique teve 3 votos e lykh (ou seja, a utilização somente do nome original) teve 1 voto, com nenhum voto indo para outras opções.

Ao contrário do adjetivo usado para quem defende separação entre Estado e Igreja (usado em expressões como estado laico), o termo laique usado para gênero é um substantivo com final de palavra fixo. Ou seja, a forma correta é ume laique, uma laique, umae laique, um laique, umx laique, etc. Isso é porque o termo lykh é usado como substantivo na postagem original, e laique é somente uma aproximação de como se escreve a pronúncia da palavra lykh em um ambiente lusófono.

A palavra lykh vem de līċ, que significa cadáver na língua inglesa antiga, e que originou a palavra lich, um termo usado em ficção para denominar mortes-vives imortais.


Links adicionais: