Um espaço de aprendizagem

Dubgênero

Um retângulo composto por 9 faixas horizontais, na proporção 1:1:1:1:4:1:1:1:1, com as cores amarela, branca, verde, magenta, cinza, magenta, verde, branca e amarela, respectivamente.

Bandeira dubgênero, por mvarcheypsruu

Alguém dubgênero não confia que exista algum rótulo completamente certo para sua identidade de gênero.

O termo pode ser usado junto a algum outro (como em dubnímise ou dubambonec) caso a pessoa pense que ela seja uma identidade próxima para si, ainda que não confie que vá ser algo que a descreva completamente.

Dubgênero difere de paragênero ou de outros termos que denotam alguma identidade parecida que não seja igual pela questão da dúvida ou da falta de confiança. Também é diferente de rótulos como gênero-vago ou gênero-neblina por não ser exclusivo de pessoas neurodivergentes. E não é a mesma coisa que xungênero ou outras identidades que denotam uma busca pela identidade ideal porque pessoas dubgênero não estão necessariamente procurando por algo que as contemple totalmente.

O termo dubgênero deve ter sido cunhado julho de 2014, com base em reblogs do Tumblr feitos no dia 13 daquele mês. O Tumblr creditado com a cunhagem é allismshutsup, mas é provável que o blog tenha mudado de nome ou sido deletado.

Um retângulo composto por 9 faixas horizontais, na proporção 1:1:1:1:4:1:1:1:1, com as cores roxa, verde, amarela, branca, cinza, branca, amarela, verde e roxa, respectivamente. Os tons das cores são diferentes dos da bandeira dubgênero original, e são menos saturadas em geral.

Proposta de bandeira dubgênero, por Aster

A bandeira dubgênero foi feita por mvarcheypsruu em Colorid.es e postada em 26 de junho de 2020, e suas cores significam o seguinte:

  • Amarela: Pessoas xenogênero, aporagênero e de identidades relacionadas;
  • Branca: Pessoas sem gênero, pessoas que não compreendem gênero, etc.;
  • Verde: Todas as identidades de gênero;
  • Roxa: Gêneros binários;
  • Cinza: Incerteza de gênero.

Aster, em colorid.es, fez uma proposta de bandeira dubgênero alternativa baseada na de mvarcheypsruu, e suas cores possuem os mesmos significados. Seu objetivo era apenas fazer uma bandeira melhor para pessoas com visão sensível.

Dubgênero possui o mesmo prefixo na língua inglesa (dubgender).


Links adicionais: