Um espaço de aprendizagem

Transxenine

Um retângulo composto por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho. Todas elas são tons pálidos de marrom/amarelo, sendo a faixa do meio a mais clara, a segunda e a quarta faixa mais escuras e a primeira e a última faixa em tons claros, mas não tão claros quanto o da faixa central.

Bandeira transxenina

Alguém transxenine pode ser descrite como alguém se identifica com sentimentos relacionados a gênero que são xeninos de uma forma que isso seja mais presente do que sentimentos femininos ou masculinos.

Porém, na prática, este termo é um equivalente xenino a transfeminine, transmasculine e transneutre, e também é muito usado para identificar uma forma de identidade, disforia, euforia, expressão e/ou transição de gênero relacionada com xeninidade.

Xeninidade, em si, é um arquétipo relacionado a ser xenogênero. Xenogênero é um termo que pode ser definido como:

Alguém cuja identidade de gênero tem base em conceitos geralmente não associados ao mesmo espectro de gênero de gêneros binários. Ou seja, pessoas que acreditam que sua identidade de gênero só pode ser descrita (ou é melhor descrita) utilizando elementos da natureza, sentimentos, estéticas, sensações, objetos e conceitos, entre outras coisas, como metáforas.

Identidades como gênero-cor (alguém cujo gênero pode ser descrito como uma cor) e caelgênero (alguém cujo gênero é relacionado a/pode ser descrito como algo relacionado ao espaço) são exemplos de xenogêneros, afinal, cores e objetos espaciais não são características que precisam estar ligadas a gêneros binários de qualquer forma, nem por estarem perto deles e nem por serem negações deles.

Xenogêneros diferem de gêneros como juxera e mascugênero, que são baseados em conceitos de gêneros binários ainda que sejam identidades não-binárias, ou de identidades como aporagênero ou neutrois, que podem ser caracterizadas como distantes de homem e de mulher, mas que ainda podem ser entendidas e explicadas por meio da existência de gêneros binários.

Ao invés disso, o que faz de um xenogênero um xenogênero é sua ligação com objetos, animais, plantas, sentimentos, sensações ou outros conceitos que não são puramente derivados de homem, mulher ou de mistura ou distância de tais gêneros. Xenogêneros ainda podem ser relacionados com androginia, feminilidade, masculinidade, neutralidade, com ser homem, com ser mulher, com ser aporagênero ou afins, mas a questão é que essas outras coisas “externas a gênero” sempre fazem parte de suas definições ou experiências.

Assim, alguém xenine, ou seja, alguém que tem uma característica que provém de ser xenogênero, pode ser entendide como alguém que vê sua identidade de gênero e/ou algo comumente relacionado a ela (como expressão de gênero) como algo que tem relação/é comparável com sentimentos, objetos, sensações, elementos da natureza ou afins, ao invés de ser alguém que descreve estas coisas como femininas, relacionadas a homem, indeterminadas, etc.

Dando exemplos práticos:

  • Alguém que descreve sua expressão de gênero como “planta” por gostar de estampas de folhas e flores e de usar verde e marrom acima de se importar sobre suas roupas serem femininas, masculinas, andróginas, neutras ou afins pode dizer que tem uma expressão de gênero xenina.
  • Alguém que preferiria poder parecer e ser reconhecide como um monstro como resultado de uma transição corporal, ao invés de querer que seu corpo pareça mais neutro, sem gênero, ambíguo ou de algum gênero binário, pode querer usar o termo transxenine.
  • Alguém gênero neutro que associa sua neutralidade de gênero com as cores amarela e laranja de uma forma que vê estas como parte de seu gênero pode dizer que tem um elemento de gênero xenino.
  • Alguém que prefere usar conjuntos de linguagem relacionados a coisas do espaço, como va/ácu/o e -/estrel/a, ao invés de conjuntos de linguagem que tentam apenas ser neutros ou parecidos com os padrões, como a/el/o ou -/elu/e, pode dizer que seus conjuntos de linguagem são xeninos.
  • Alguém que é gênero-fofo pode dizer que, por seu gênero ter a ver com fofura e não com ambiguidade, androginia, feminilidade, masculinidade, neutralidade ou afins, é uma pessoa xenina.

Ser transxenine também é abrangente. Assim como pessoas podem ser transneutras por terem um gênero neutro, por quererem uma transição de gênero para um corpo visto como neutro, por serem pessoas trans que consideram neutralidade uma parte importante de sua expressão de gênero ainda que não tenham um gênero neutro, entre outros motivos, pessoas transxeninas podem querer adotar o termo por vários motivos diferentes.

E, para qualquer um dos motivos possíveis, também vão haver pessoas que se encaixam em tais motivos mas que não se consideram transxeninas, ou nem mesmo xeninas.

Finalmente, é importante lembrar que, ainda que este termo seja mais usado por pessoas não-binárias, principalmente pessoas xenogênero, é possível que outras pessoas se considerem transxeninas.

Os termos transfeminine e transmasculine existem ao menos desde 2011, e fala-se no conceito de xeninidade ao menos desde 2018, sendo que o termo xenogênero foi cunhado em 2014. Portanto, é possível que pessoas tenham se dito transxeninas antes disso, mas a primeira vez que o termo foi definido propriamente parece ter sido no Tumblr Beyond MOGAI Pride Flags, onde uma postagem com sua definição e bandeira foi feita em 28 de janeiro de 2020 por Ap.

Significados não foram dados para a bandeira transxenina, mas é possível que só esteja referenciando certas outras bandeiras, mais especificamente a primeira bandeira transmasculina sem a cor rosa e a primeira bandeira transfeminina sem a cor azul, postadas no Tumblr Pride Flags For Us em 2016.

Transxenine é o mesmo nome na língua original, com a diferença que a palavra tem terminação flexível em português (uma pessoa é transxenina, um grupo é transxenino, umy amiguy que usa o final de palavra y é transxeniny, etc). Na língua inglesa, não há flexão (a transxenine person; a transxenine group; they are transxenine; ze is transxenine; etc).


Links adicionais: