Um espaço de aprendizagem

Schrodigênero

Bandeira schrodigênero

Um schrodigênero ou schrodingênero é um gênero que simultaneamente existe e não existe, ou um gênero que é vários gêneros ao mesmo tempo.

O gênero que simultaneamente existe e não existe pode ser desse jeito pela pessoa ter sentimentos conflitantes sobre seu gênero, e não conseguir descrevê-lo de outra forma; por exemplo, uma pessoa pode sentir que é agênero e ume andrógine ao mesmo tempo, que seu gênero é homem e não-binário ao mesmo tempo, ou que seu gênero tem qualidades femininas sem ser o gênero mulher.

Talvez, como o experimento do gato de Schrödinger, a pessoa sinta que se identificaria de forma diferente caso refletisse melhor sobre seu gênero, mas acha que pode ser melhor se não pensar nisso.

É possível também que uma pessoa schrodigênero se encaixe na definição de gênero-fluxo ou de alguma identidade similar, assim tendo e não tendo certo gênero, mas não ao mesmo tempo.

Um gênero que é vários gêneros ao mesmo tempo pode ser uma mistura destes, ou até mesmo a impressão de que seu gênero é um gênero só que parece infinito, ou de que engloba uma quantidade enorme de gêneros.

As duas definições foram criadas separadamente, mas como nenhuma delas é muito utilizada, o fato de terem o mesmo nome passou despercebido. Uma lista de termos do blog MOGAI Archive em 23 de agosto de 2014 menciona o segundo significado, mas não o primeiro. Porém, o primeiro também existe em uma postagem do MOGAI Archive, que foi deletado em março de 2015, então é bem provável que o primeiro significado tenha sido cunhado entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro trimestre de 2015.

Bandeira schrodimenino

O significado de ter vários gêneros em um é atribuído a fuinseog no Tumblr (que possivelmente mudou de conta posteriormente). O outro significado não é atribuído a ninguém, então é possível que tenha sido um envio anônimo, ou a pessoa pediu para que não colocassem créditos.

As bandeiras foram todas criadas posteriormente, por Pride-Flags no deviantArt. Elas são bandeiras de sete faixas horizontais de mesmo tamanho, das mais escuras nas extremidades até uma branca no meio. No meio da bandeira, por cima das faixas, existem duas silhuetas de gates posicionades de costas ume para e outre, embora a silhueta mais escura esteja por cima da mais clara.

As bandeiras são coloridas de acordo com o gênero: a bandeira geral é preta e branca com tons de cinza, a bandeira schrodimenino é composta de tons azuis com detalhes brancos, e por assim vai. Es gates são de cores diferentes para simbolizar o gênero que é e não é algo ao mesmo tempo.

Todo o conceito das bandeiras e do gênero vêm de um experimento mental de Erwin Schrödinger. Tal experimento possui alusões à morte de animais por asfixia (embora, por ser apenas uma suposição, nenhum animal tenha sido ferido). Caso você não tenha problemas com isso, prossiga aqui.

Os prefixos desta identidade são os mesmos em inglês (schrodigender, schrodingender).


Links adicionais: