Um espaço de aprendizagem

Neurogênero

Retângulo composto por quatro faixas horizontais do mesmo tamanho e por um símbolo de infinito cinza escuro gigante centralizado verticalmente na bandeira e cobrindo o espaço de seu lado esquerdo até seu lado direito. As cores das faixas são, da esquerda para a direita, vermelha, verde, ciano e roxa.

Bandeira neurogênero

Pessoas neurogênero são pessoas cujas identidades de gênero são fortemente relacionadas com as próprias neurodivergências. Neurogênero pode ser:

  • Um gênero por si só;
  • Uma descrição para gêneros exclusivos de pessoas neurodivergentes (como gênero-vago);
  • Uma descrição para pessoas que se identificam com o gênero que são por causa de sua neurodivergência, mesmo que tal gênero não seja exclusivo de pessoas neurodivergentes (como agênero ou homem não-binário).

Pessoas neurodivergentes são pessoas que possuem configurações neurológicas atípicas. Exemplos de neurodivergências são dislexia, autismo, déficit de atenção e os chamados transtornos de humor, ansiedade e personalidade.

Pensar que pessoas que não conseguem definir suas identidades de gênero por serem neurodivergentes ou que devem “apenas estar confusas/delirantes” e achar que tudo bem outras pessoas decidirem seus gêneros e outros rótulos por elas é um erro capacitista e cissexista. A identidade de gênero é formada a partir de interações com a sociedade e de internalizações em relação ao que significa ter cada gênero, então logicamente pessoas que vivenciam esta interação de forma diferente podem acabar formando identidades de gênero diferentes.

Neurogênero foi uma palavra cunhada em agosto de 2014 por Delanie, perivoidant no Tumblr. O significado original de neurogênero se limitava aos primeiros dois itens da lista acima, porém é comum definir neurogênero como um gênero ligado à neurodivergência, então várias pessoas utilizam aquela terceira definição.

Delanie também criou a bandeira neurogênero, composta por quatro faixas verticais de igual tamanho nas cores vermelha, verde, azul clara e roxa, com um grande símbolo de infinito cinza-escuro (descrito como preto), que vai de uma ponta à outra das laterais esquerda e direita da bandeira.

As cores do fundo representam os diversos tipos de neurodivergências e identidades de gênero; o símbolo de infinito representa neurodiversidade; a cor preta representa a confusão em relação a gênero que várias pessoas neurodivergentes sentem.

Neurogênero na língua inglesa é neurogender.


Links adicionais: