Um espaço de aprendizagem

Gênero-gate

Retângulo formado por seis faixas horizontais do mesmo tamanho, sendo que duas são azuis, duas são cor-de-rosa e duas são roxas. As primeiras faixas de cada dupla são um pouco mais claras do que as segundas faixas. No centro da bandeira, ocupando mais ou menos o espaço vertical de quatro faixas, há uma silhueta de pata branca.

Bandeira gênero-gate por eggheggley

Gênero-gate (concordância com a forma neutra de gata/gato que usamos aqui), gênero-gato (concordância com a palavra gênero) ou catgênero (versão que não traduz o prefixo) pode se referir a:

  1. Um termo que descreve identidades de gênero relacionadas a gates, e que pode inclusive ser um termo que abrange outros como nekogênero e catusgênero;
  2. Um neurogênero para pessoas autistas ou que se veem como gates em delírios ou episódios de regressão;
  3. Um gênero para pessoas que se identificam fortemente como ou sentem conexão forte com gates/felines, que descreve um gênero que parece felino;
  4. Alguém que sente uma conexão forte com gates/felines que ou se identifica fortemente com elus ou quer incorporá-les em sua identidade de gênero.

É provável que ao menos duas definições entre 1, 2 e 3 tenham sido identidades cunhadas separadamente sem que as pessoas tivessem pesquisado se o termo já estava em uso ou não.

Por conta de suas definições, gênero-gate acaba por abranger também pessoas que usam “catgirl”/”catboy”/etc. como suas identidades de gênero, caso queiram. Esse conceito se refere, em termos gerais, a personagens que possuem (ou são retratades com) características felinas: geralmente orelhas, rabo e certos comportamentos que remetem a gates, ainda que de forma que está mais para humana do que para animal.

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores roxa, rosa, rosa clara, amarela, azul clara, azul e roxa. No centro, há uma cara de gate estilizada branca, com bochechas amarelas e olhos roxos.

Bandeira gênero-gate por Snotdrips

Por conta da abrangência das experiências gênero-gate e dos motivos que levam pessoas a usar o termo, é difícil dar exemplos sobre o que leva pessoas a usarem-no sem que fique algo restrito demais. De qualquer forma, não importa como alguém vê seu gênero conectado a gates ou o quão profunda é a conexão: pessoas gênero-gate existem e a identidade deve ser respeitada mesmo que possa parecer uma escolha superficial ou desnecessária por parte de algumes.

Mesmo que alguém esteja se identificando com o termo por brincadeira ou moda, o que é improvável por conta do estigma, ou isso vai ser uma questão temporária que não deveria tirar a legitimidade de qualquer termo ou a pessoa vai ter se dito gênero-gate por tanto tempo de sua vida que não vai dar pra rejeitar a legitimidade das experiências pelas quais a pessoa passou por ter acreditado pertencer a essa identidade. O mesmo vale para qualquer outra identidade cisdissidente ou heterodissidente.

Um documento de EZGender diz que a definição 1 da lista acima é de 2015, e que a definição 2 é de 2019. A versão antiga da página para o termo na LGBTA Wiki diz que o termo catgender é usado desde 2014. Porém, nenhum dos documentos aponta fontes.

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa, rosa clara, roxa, azul clara e azul. No centro há uma silhueta roxa de cabeça de gate sem nenhum detalhe.

Bandeira gênero-gate mostrada no Carrd catgender

Eddie, twoscriddler em Twitter/Tumblr, diz ter cunhado o termo no Carrd catgender (o qual usa a definição 3), mas também admite que essa é sua experiência pessoal com o rótulo. Com base na idade que a pessoa disponibiliza publicamente, é provável que Eddie tivesse menos de 10 anos na época da cunhagem original do termo, e portanto é improvável que tenha sido a primeira pessoa a utilizá-lo.

Eddie também criou uma das bandeiras gênero-gate mais populares (embora também a credite a HUENlNGWAY no Twitter), mas esta acaba por ser evitada por pessoas que não querem reduzir o termo à definição que Eddie usa ou ser associadas com alguém que é explicitamente contra pessoas gays e lésbicas que sentem atração por múltiplos gêneros. De qualquer forma, os significados desta bandeira são disponibilizados:

  • Faixa rosa: Pessoas gênero-gate com tendências masculinas;
  • Faixa rosa clara: A sensação felina que vem com ser gênero-gate;
  • Faixa roxa: Pessoas gênero-gate sem alinhamentos (presumidamente de gênero);
  • Faixa azul clara: Inconformidade de gênero e pessoas gênero-gate inconformistas de gênero;
  • Faixa azul: Pessoas gênero-gate com tendências femininas;
  • Emblema de gate: Unidade e solidariedade com outras pessoas xenogênero.
Retângulo composto por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores marrom escura, bege, amarela, verde clara e turquesa clara. No centro da bandeira há uma estrela de quatro pontas branca.

Bandeira gênero-gate por PN-TME

A bandeira creditada pela LGBTA Wiki como a primeira bandeira gênero-gate foi outra, porém. PN-TME no DeviantArt postou a sua em 6 de dezembro de 2019. Na descrição do envio, a definição usada para gênero-gate pode ser descrita como uma mistura das definições 1 e 3 (“uma identidade de gênero associada a gates, sente [sic] como ume gate“). Significados não foram disponibilizados.

Em 10 de outubro de 2020, Evelyn, EggHeggley no Twitter, postou uma bandeira gênero-gate que remete à de Eddie, mas que tem uma pata branca no centro ao invés de uma cabeça roxa e que usa tons de cores diferentes em seis faixas cuja ordem é também diferente. Evelyn não postou significados para as cores (ou disse que são os mesmos da outra bandeira), mas disse que a bandeira é inclusiva de todas as identidades.

A bandeira feita por Snotdrips na rede de wikis Fandom também é colocada como explicitamente inclusiva de todas as identidades. Essa é datada de 13 de janeiro de 2021.

Várias outras bandeiras gênero-gate foram feitas por diversas pessoas. Os links adicionais apontam algumas.


Links adicionais: