Um espaço de aprendizagem

Transouterine

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores marrom clara, marrom, bege, marrom e marrom clara.

Bandeira transouterina por AP

Pessoas transouterinas se identificam dentro de outerinidade e/ou como próximas a algum gênero outerino.

Outerinidade é definida como um conceito que não é feminino, masculino, neutro, andrógino, nulo ou xenino. Ou seja, é uma qualidade que está fora do binário feminino-masculino e do que está entre este binário (androginia), mas que remete a um sentimento relacionado a gênero que não é inexistente, neutro ou conectado a conceitos externos às concepções tradicionais de gênero dentro de uma cultura voltada a considerar apenas a existência das qualidades feminina e masculina.

A identidade transouterina é bastante abrangente, assim como o próprio conceito de outerinidade, então aqui vão exemplos dos motivos que podem levar alguém a se dizer transouterine:

  • A pessoa tem ou almeja ter uma expressão de gênero outerina (o que pode ou não incluir: roupas, maquiagem, acessórios, nome, conjuntos de linguagem), e considera isso algo fundamental à sua identidade pessoal;
  • A pessoa tem ou almeja ter um corpo que vê como outerino, o que pode envolver ter disforia e/ou euforia de gênero relacionada a isto, assim como o desejo e/ou a ação de passar por cirurgias e/ou terapia hormonal para conseguir ter o corpo desejado ou próximo a este;
  • A pessoa tem uma identidade de gênero relacionada ou adjacente a ser outerine ou à outerinidade, a qual ela pode querer/saber definir ou não, e usa transouterine como uma forma de apontar em termos gerais como funciona sua identidade de gênero.
Retângulo composto por quatro faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores branca, amarela, verde e verde escura.

Bandeira transouterina por Meris

O que pode ser caracterizado como um corpo outerino ou uma expressão de gênero outerina vai bastante de cada pessoa, assim como já ocorre para qualidades femininas, masculinas, neutras ou afins. Uma pessoa pode fazer uma cirurgia por considerar que ela deixará seu corpo mais outerino de acordo com sua percepção pessoal enquanto outras fazem esta mesma cirurgia por quererem deixar seus corpos mais neutros, andróginos ou xeninos, por exemplo.

Pessoas transouterinas geralmente são descritas como trans e/ou não-binárias, e às vezes até mesmo como sempre de gêneros que poderiam ser classificados como outerinos, como maverique ou ilyagênero. Porém, é possível alguém ter uma conexão forte com outerinidade e/ou com a ideia de transicionar em uma direção outerina mesmo que a pessoa não se veja como trans, não-binária e/ou oeegênero.

O termo transoutherine – transouterine na língua inglesa – aparentemente foi cunhado em 18 de janeiro de 2021 por AP no Tumblr Beyond MOGAI Pride Flags. O termo foi nitidamente baseado em conceitos já existentes (como o de outerinidade e o de identidades como transfeminine, transandrógine e transneutre), assim como a bandeira transouterina enviada por AP na mesma postagem.

Os tons marrons de tal bandeira foram provavelmente escolhidos por serem distintos das cores rosa e azul. Há a possibilidade da cor ter sido escolhida com base nas cores laranjas e marrons da bandeira outerina feita pela mesma pessoa. No entanto, estas são apenas especulações.

A outra bandeira transouterina visível nesta página foi feita por Meris, JFladerflower no Twitter. Significados não foram dados a ela.


Links adicionais: