Um espaço de aprendizagem

Juxera

Um retângulo composto por 4 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa escura, rosa avermelhada, vermelha e vermelha clara.

Bandeira juxera

Ume juxera é alguém cujo gênero é relacionado ao gênero mulher*, mas que é completamente separado deste.

A descrição original diz que juxera não está fora do espectro de gênero, mas algumas descrições descrevem juxera como um gênero feminino em um plano separado próprio.

Este gênero é diferente de mulher não-binárie porque mulher não-binárie pode significar várias coisas, desde alguém que é parcialmente mulher até alguém que utiliza uma apresentação considerada feminina sem ser de qualquer gênero relacionado a algum binário. Enquanto isso, juxera é um gênero por si só.

A relação entre os gêneros mulher e juxera pode ser comparada com a relação entre as cores vermelha e roxa. A cor roxa pode ter vindo da cor vermelha (dependendo do modelo de cor), mas isso não significa que a cor roxa deve ser chamada de “basicamente vermelha” ou de “um tom de vermelho diferente, afinal vermelho tem vários tons”.

Bandeira juxera

Bandeira juxera

Como os gêneros mulher e juxera são diferentes, alguém pode ser bigênero e ter ambos os gêneros, ou ser demijuxera, altejuxera, ou magijuxera.

Juxera vem de jux (próxime) e de era (moça). Esta palavra foi criada por volta de 2014, por Warren, usuárie wulfgendur no Tumblr.

A primeira bandeira criada foi criada pouco tempo após a definição, também por Warren. Ela é formada por um pentágono colorido em um fundo preto, com uma das pontas apontando para cima.

As cores no pentágono (rosa bebê, violeta, azul-marinho, cinza e azul bebê) simbolizam o espectro de gênero, e um triângulo ciano claro na faixa violeta aponta para a faixa rosa, que simboliza o gênero mulher.

Bandeira juxera

Também existe uma bandeira juxera feita por Ancusmitis no deviantArt, cujo apelido é strawberry mint; menta de morango ou morango e menta. É uma bandeira simétrica composta por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa, rosa clara, verde clara (menta), rosa clara e rosa. Foi baseada na bandeira trans e nas cores das outras bandeiras juxera.

O significado das faixas cor de rosa são a variedade em conceitos de feminilidade. Os significados da faixa verde são divergência dos gêneros binários e um aviso sobre esperar que feminilidade seja sempre representada por símbolos óbvios ou tradicionais.

Juxera é o mesmo termo nas línguas portuguesa e inglesa.


* O termo mulher está sendo utilizado nesta página como uma forma de se referir a um dos gêneros binários. É possível também que juxeras não sintam conexão a esta palavra específica quando pensam no gênero binário próximo às suas experiências como juxeras. Informações sobre isto se encontram aqui.


Links adicionais: