Um espaço de aprendizagem

Duragênero

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa, rosa dessaturada, rosa clara, cinza, rosa clara, rosa dessaturada e rosa.

Bandeira duramulher

Alguém duragênero possui múltiplos gêneros e passa por mudanças em sua identidade de gênero, mas um de seus gêneros é mais proeminente e presente do que o resto.

Por conta disso, pessoas duragênero também podem se dizer gênero-fluido e/ou poligênero.

Uma prática comum é trocar o sufixo gênero pelo gênero proeminente e presente em questão, como em duramulher ou durainavire.

Alguns exemplos de experiências onde pode fazer sentido alguém usar o termo duragênero:

  • Uma pessoa é completamente maverique pela maior parte do tempo, mas tem certeza de que em alguns dias é somente nímise ou somente agênero. Esta pessoa pode dizer que é duramaverique;
  • Uma pessoa é fluxofluida e possui uma grande quantidade de gêneros que vão e voltam, de forma que tal pessoa não vê como poderia listar todos os gêneros que poderia ter. Mesmo assim, a pessoa é predominantemente ume andrógine, visto que é um gênero que está quase sempre presente e que quase sempre ocupa a maioria ou uma parcela considerável de sua identidade de gênero total em cada momento. Esta pessoa pode usar o termo dura-andrógine;
  • Uma pessoa é poligênero-fluxo e possui seis gêneros fixos. Porém, ainda que seja um gênero que flutue em quantidade, a maior parte de sua identidade de gênero em qualquer momento é sempre proxvir. Por conta disso, a pessoa também pode se dizer duraproxvir.
Bandeira composta por 7 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores amarela, amarela pálida, amarela clara, amarela, amarela pálida, amarela clara e cinza.

Bandeira duraenebê (duragênero + não-binárie)

O termo duragênero deve ter sido cunhado por volta de 2014. Ele é creditado a Ellis, transextraordinaire (previamente genderlost) no Tumblr.

Existem ao menos três diagramações usadas para bandeiras duragênero. Em uma projetada por Roswell, Pastelmemer no deviantArt, há uma sequência de um tom mais escuro até um tom mais claro da mesma cor em três faixas duas vezes, com uma faixa cinza embaixo, sendo que todas as sete faixas possuem o mesmo tamanho.

As duas outras diagramações, projetadas por moderadore Hermy do deviantArt Pride-Flags, são simétricas, com a faixa cinza sendo central e com as outras faixas indo das mais claras nas pontas até as mais escuras próximas ao centro em uma das diagramações e com as faixas coloridas indo das mais escuras nas pontas até as mais claras próximas ao centro na outra diagramação. Tais bandeiras também são compostas por sete faixas horizontais do mesmo tamanho.

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores azul clara, azul dessaturada, azul, cinza, azul, azul dessaturada e azul clara.

Bandeira dura-homem

As cores nas três diagramações são associadas à identidade de gênero em questão: bandeiras para duramulheres usam tons de rosa, bandeiras para dura-homens usam tons de azul e bandeiras para duraenebês (as quais servem para qualquer pessoa duragênero cuja identidade de gênero predominante seja não-binária) usam tons da cor amarela.

O prefixo dura é idêntico ao da língua inglesa, com o nome original dessa identidade sendo duragender. É uma palavra em latim que foi escolhida por ter significado próximo ao de duradoure na língua portuguesa.


Links adicionais:

  • Duragênero – Termos NHINCQ+
  • Duragênero – Pride Color Schemes
  • Duragênero – MOGAI Archive (reblog)
  • Bandeiras duragênero (Pride-Flags): duraenebê [1] [2] [3]; dura-homem [1] [2] [3]; duramulher [1] [2] [3]