Um espaço de aprendizagem

Zenino

Bandeira zenino

Bandeira zenino

Ume zenino* (em inglês: xoy; pronuncia-se mais ou menos como “zói“) ou zomem é alguém que se encaixa em alguma das descrições de homem não-binárie**, mas que quer um nome mais casual e/ou simples para se chamar. Alguns exemplos:

  • Uma pessoa libramasculina pode preferir se chamar de zenino por ser um nome mais curto e fácil de lembrar;
  • Um homem-vague pode achar que vai ser menos ridicularizado pelo seu gênero caso se chame apenas de zenino;
  • Ume homem não-binárie que não quer ter seu gênero descrito apenas como homem não-binárie pode utilizar zenino como sufixo ao invés de homem não-binárie, como em demizenino, horozenino, altezenino, ou quiverzenino.

Assim como em outros casos de identidades que cobrem várias outras identidades, nem todas as pessoas que se identificam como demimeninos, horo-homens, homens não-bináries, proxvirs, nonpuers, altezeninos, etc. podem querer ser chamadas de zeninos.

Existem evidências das identidades zenina e zenino terem existido em 2014. Porém, não achamos evidências da origem exata dos termos ou das bandeiras.

A bandeira zenino é composta por cinco faixas horizontais de igual tamanho. Porém, a maioria das faixas não possuem uma só cor. É como se houvesse uma gravata borboleta sobrepondo o resto da bandeira, formando uma espécie de X. Esta tal gravata possui a cor ciano clara nas faixas ímpares, e a cor verde nas faixas pares. O resto da bandeira é cinza-escura (presente na primeira e na última faixa) e branca (presente na segunda e na quarta faixa). A terceira faixa é totalmente ciano clara, por estar totalmente “coberta pela gravata”. Os significados das cores são os seguintes:

  • Ciano clara: significa a conexão ao gênero homem, sem ser exatamente tal gênero;
  • Verde: representa que zenino é uma identidade não-binária, e completamente separada de gêneros binários para algumas pessoas;
  • Cinza escura: representa a ambiguidade do rótulo, já que pode ser utilizado por pessoas com várias identidades diferentes;
  • Branca: remete à bandeira genderqueer.

* A tradução zenino foi feita tendo em mente a palavra menino como uma versão jovem do gênero homem, e não como uma forma genérica de se referir a pessoas que usam o final de palavra o (que não é necessariamente usado apenas por homens ou pessoas cujas identidades são relacionadas a ser homem de alguma forma).

** Homem não-binárie, no contexto da definição desta identidade de gênero, se aplica a ser uma pessoa não-binária que possui algo em comum com pessoas de um certo gênero binário. Algumas pessoas veem diferença entre ter gênero relacionado a ser menino (no sentido de homem jovem) e a ser homem, e é por isso que tanto as opções zenino quanto zomem são oferecidas. Mais informações sobre a escolha do termo homem e sobre as possíveis diferenças entre arquétipos aqui.


Links adicionais: