Um espaço de aprendizagem

Solverigênero

Retângulo composto por seis faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores vermelha, laranja, amarela, branca, azul e roxa, em tons pastéis.

Bandeira solverigênero

Emigênero ou solverigênero descreve uma identidade de gênero que tem uma conexão fraca ou leve a certo gênero ou a qualidades de tal gênero.

Algumas pessoas podem usar demigênero nesta situação, por ser um rótulo mais popular que pode ser interpretado desta forma. No entanto, a definição de demigênero indica uma parcialidade de gênero – ter parte de um gênero sem ser o gênero inteiro, ou sem ser a composição completa da identidade de gênero – enquanto solverigênero indica uma identidade de gênero fracamente relacionada a outra.

Isto pode ocorrer por tal identidade por ser uma versão mais fraca de um gênero, como certas pessoas gênero-cinza, mas também há a possibilidade de alguém solverigênero ter um gênero parecido mas diferente de outro, como juxeras em relação a mulheres. Então, por exemplo, alguém solveriandrógine (solverigênero em relação a ser andrógine) pode, entre outros motivos, se identificar com tal termo por:

  • Sentir que é de alguma forma ume andrógine, mas sentir isso de forma fraca, incerta, vaga ou intermitente;
  • Ter um gênero que de alguma forma remete a ser andrógine, mas que não parece ser tal gênero;
  • Sentir ter um gênero relacionado com androginia, mas que não parece ser andrógine, podendo até ser algo distante disso;
  • Sentir ter um gênero fraco ou difícil de entender, mas que pode ser descrito em comparação com androginia ou com ser ume andrógine.

Obviamente, ninguém tem a obrigação de usar qualquer rótulo. É possível que pessoas se sentindo assim prefiram se dizer solveriandrógines ou emiandrógines, mas também é possível que prefiram termos como para-andrógine, demiandrógine, nanoandrógine, andrógine-vague, andrógine-cinza, proxangi, nonangi, schrodiandrógine ou outros, dependendo da situação e do nível de conforto com tais termos. Também é sempre possível adotar mais de um termo para descrever a mesma identidade de gênero.

Os termos solverigênero e emigênero existem ao menos desde 2016. A bandeira nesta página, porém, é datada de uma postagem feita em 4 de junho de 2018 por AP do Tumblr Beyond MOGAI Pride Flags. Significados dos elementos da bandeira não foram mencionados.

Esta identidade se chama emigender ou solverigender na língua inglesa. Ao mencionar a identidade em voz alta na língua portuguesa, talvez seja melhor usar solverigênero, visto que o termo emigênero pode ser confundido com hemigênero, ou mesmo com demigênero.


Links adicionais: