Um espaço de aprendizagem

Gênero-estrela

Um fundo azul escuro com uma estrela branca em seu canto inferior direito de onde saem três faixas curvas nas cores branca, azul clara e azul em direção à esquerda. No resto da bandeira, alguns brilhos brancos podem ser vistos.

Primeira bandeira gênero-estrela

Gênero-estrela, gênero estrela ou gênero-estrelado é uma identidade que pode significar:

  • O gênero de uma estrela;
  • Um gênero que não parece ser humano ou terrestre, por estar além da compreensão;
  • Uma identidade para quem acha que, não importa quantos rótulos para gênero inventarem, nenhum deles vai encaixar.

Mars, que cunhou gênero-estrela, escreveu que sabia que seu gênero não era binário, andrógino, ou neutro, e pensou que talvez seu gênero fosse como o de uma estrela, porque o gênero de uma estrela seria algo tão desconhecido quanto seu gênero.

Algumas outras pessoas gênero-estrela descrevem que possuem senso de gênero, mas que tal gênero está completamente fora dos gêneros homem e mulher ou de qualquer ponto entre estes. Vale notar que gênero-estrela é uma das primeiras identidades a serem definidas especificamente por tal tipo de experiência de gênero dentro do conceito ocidental de não-binaridade, junto a outras como aporagênero e maverique.

Star Gender – nome original de gênero-estrela, atualmente mais grafado como stargender – foi cunhado por Mars, nbqt no Tumblr (conta atualmente desativada), em 27 de janeiro de 2014. Mars admite que o nome “parece meio cru e infantil”, mas ninguém chegou a sugerir nomes alternativos.

Cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores azul, azul clara, branca, azul clara e azul, com uma grande estrela azul escura em seu centro.

Bandeira gênero-estrela

A primeira bandeira gênero-estrela foi feita por daemutt no Tumblr (conta atualmente desativada) e enviada para Mars. Não sabemos quando ela foi feita ou postada, apenas que foi feita antes da bandeira de fireprincette.

A segunda bandeira gênero-estrela é creditada a fireprincette no Tumblr. Foi publicada em 16 de abril de 2014, e é possivelmente mais popular do que a primeira bandeira; talvez por ser mais fácil de reproduzir por si só ou em outros formatos, talvez por outros fatores. Foi apenas uma proposta, visto que fireprincette não é gênero-estrela.

Há também uma versão simplificada desta bandeira feita por moderadore Hermy do blog Pride Color Schemes/deviantArt Pride-Flags. Ela é composta por sete faixas horizontais, adicionando duas faixas azuis mais escuras no início e no fim da segunda bandeira gênero-estrela, e removendo a estrela.

Três faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores cinza clara, azul escura e preta.

Bandeira gênero-estrela

Por fim, há uma outra bandeira gênero-estrela, feita por Os, owlsofstarlight no Tumblr, postada em 19 de abril de 2019. Ela é a mais simples, tendo somente três faixas, e suas cores possuem os seguintes significados:

  • Cinza clara ou prateada: A beleza das estrelas, que é brilhante e fora deste mundo;
  • Azul: A relação pessoal com as estrelas e o céu noturno, porque o céu noturno tem cores diferentes dependendo das luzes terrestres, e ele é atraente mesmo que as estrelas não estejam visíveis;
  • Preta: A verdade, a conexão fixa com as estrelas e com o céu noturno; o grande vazio do espaço, a expansão interminável do cosmos.

 


Links adicionais: