Um espaço de aprendizagem

Gênero-orientação

Retângulo composto por doze faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores azul muito escura, magenta muito escura, rosa escura, vermelha rosada, laranja, amarela alaranjada, verde leve, verde azulada, verde azulada escura, ciano muito escura, azul muito escura dessaturada e azul quase preta.

Bandeira gênero-orientação

O termo gênero-orientação geralmente é definido como uma identidade de gênero que é a orientação da pessoa, ou que é inseparável de tal orientação. Porém, vários termos que são definidos como identidades de gênero influenciadas por orientações ou partes específicas de orientações também tendem a ser categorizados como gêneros-orientação.

Alguns exemplos:

  • Uma pessoa arromântica e assexual pode ter um senso diminuído ou inexistente de gênero por conta de sua ausência de atração, e se dizer gênero-aroace;
  • Uma pessoa veldiana pode sentir que sua identidade como heterodissidente faz parte de seu gênero de uma forma que ela não consegue se identificar como 100% homem, ainda que tenha algo de homem em seu gênero, e se dizer gênero-veldiano;
  • Uma pessoa pan pode perceber que sua identidade de gênero é definida pela sua atração que não se restringe a gênero, e se dizer gênero-pan.

Gênero-orientação também abrange termos juvélicos: pessoas que são gênero-sáfico, gênero-enebeano e afins podem se dizer gênero-orientação, embora também possam usar o termo gênero-juvélico. O termo gênero-orientação também serve como um guarda-chuva a quaisquer outros termos que caibam em sua descrição, mesmo que seus nomes não estejam no formato gênero-[termo relacionado com atração].

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores amarela, azul, roxa, rosa e cinza clara.

Bandeira gênero-pan

A existência de pessoas gênero-orientação não significa que todas as pessoas heterodissidentes associem suas orientações com suas identidades de gênero, e nem que ninguém pode ser heterodissidente e pertencente a um gênero binário ao mesmo tempo. Para muitas pessoas, orientação e identidade de gênero são coisas completamente separadas. A questão é que pessoas gênero-orientação experienciam um borrão entre essas categorias, uma influência entre elas ou uma inabilidade de separá-las.

O termo gênero-orientação pode ter sido cunhado, ou ao menos popularizado, a partir de 2018, mas pessoas que não separam identidade de gênero de orientação existem faz bem mais tempo, até porque a noção de pessoas heterodissidentes serem obrigatoriamente nem homens e nem mulheres “de verdade” é mais antiga do que o conceito de orientação e identidade de gênero como categorias separadas. Por exemplo, no livro Psychopathia Sexualis, publicado em 1894 e considerado um dos primeiros livros que fala do conceito de heterodissidência num contexto eurocêntrico, “sexualidade contrária” é contextualizada como a presença de “sexos psíquicos diferentes” das pessoas perissexo, cis e hétero.

Retângulo composto de cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores turquesa, azul, roxa, rosa e cinza clara. Todas as cores são relativamente dessaturadas.

Bandeira gênero-gay

O trabalho Sociabilidade Homoerótica Masculina no Rio de Janeiro na Década de 1960: Relatos do Jornal O Snob relata que foi durante a década de 60 que as chamadas bichas ou bonecas – pessoas designadas homens ao nascer que tinham relacionamentos com homens mas que assumiam um papel feminino – deixaram de se ver como um sexo à parte para se unirem dentro de categorias como gay ou homossexual, dentro do contexto social estudado. Textos do site Radfae contrapõem homens a faggots (um termo geralmente usado como xingamento contra homens heterodissidentes).

Assim, existe uma associação histórica de orientação heterodissidente com não-binaridade, ainda que para a maioria dos materiais atuais esta seja uma noção equivocada. O termo gênero-orientação só faz sentido em um mundo onde orientação e identidade de gênero são conceitos separados ao menos para parte das pessoas, afinal é um termo que reinvindica que apenas um grupo de pessoas vê tais conceitos como ligados ao serem aplicados a si.

Ainda atualmente, nem todas as pessoas que poderiam ser consideradas gênero-orientação se definem desta forma ou sequer conhecem o termo. Por exemplo, nos Gender Census de 2021 e 2022, gênero-orientação não aparece como um termo popular, enquanto os termos gay e lésbique aparecem separadamente entre os 20 termos mais usados por pessoas que não se consideram 100% homens ou 100% mulheres para se descreverem em relação a gênero.

Retângulo composto por cinco faixas horizontais, nas cores verde, azul desbotada. roxa desbotada, rosa clara e branca.

Bandeira arogênero/gênero-aro

A cunhagem específica de gênero-orientação talvez tenha acontecido após a/separadamente da cunhagem de arogênero (arogender; um termo para pessoas cuja identidade de gênero é influenciada pela sua identidade arromântica/do espectro arromântico), mas o uso de termos como gênero-gay (gaygender), gênero-lésbico (lesbiangender), gênero-bi (genderbi), gênero-pôli (genderpoly) e afins tende a ter acontecido somente após o uso do termo gênero-orientação (orientationgender).

A cunhagem de arogênero ocorreu em 16 de abril de 2018, por arokaladin no Tumblr. No mesmo dia, uma pergunta foi respondida em Beyond MOGAI Pride Flags sobre se gênero-orientação tinha bandeira. A resposta foi não, mas a bandeira foi postada no dia 21 de abril por Fy neste mesmo blog. Significados associados com a bandeira não foram disponibilizados.


Links adicionais: