Um espaço de aprendizagem

Ideegênero

Retângulo composto por 7 faixas horizontais, nas cores rosa, azul escura, roxa, amarela, roxa, azul escura e rosa. A faixa central amarela tem o dobro do tamanho das demais.

Bandeira ideegênero por Ashix

Ideegênero ou idingênero é um termo guarda-chuva para identidades de gênero fluidas, ou seja, que passam por mudanças.

IDIN vem de fluid in nature (fluide por natureza), e sua tradução IDEE vem de fluide em essência. O termo original é idingender.

É possível que este termo seja direcionado a identidades que são fluidas entre gêneros diferentes (como homem, mulher, maverique, gênero neutro…) e não inclua mudanças em intensidade de gênero, como gênero-fluxo, poligênero-fluxo e fluxofluide. Isso porque o termo é frequentemente citado junto a uxeegênero/uxingênero (termo para identidades de gênero que mudam de intensidade) e fleegênero/flingênero (termo para identidades de gênero que mudam tanto de gênero quanto de intensidade), ao invés de ser colocado como um termo guarda-chuva.

Por conta disso, talvez ainda faça sentido usar gênero-fluido como um termo mais geral para pessoas que passam por mudanças na identidade de gênero.

Ainda assim, ideegênero pode ser um termo útil para descrever identidades de gênero com componentes de mudança entre gêneros. Algumas pessoas podem fazer listas de ideegêneros. Outras pessoas podem dizer que possuem ideegêneros ainda que não saibam como suas identidades de gênero funcionem com exatidão. Outras pessoas podem aproveitar o prefixo para dizer que possuem uma identidade fluida relacionada a alguma identidade de gênero, como alguém se dizendo ideeneutrois por ter neutrois como sua identidade de gênero principal mas ter alguns aspectos fluidos, ou ter uma identidade que muda para outros gêneros de vez em quando.

É possível que a cunhagem de ideegênero tenha sido feita em 10 de março de 2020, por Ashix, ashix0trender0juice no Tumblr. Também é possível que o termo tenha sido cunhado antes disso por outra(s) pessoa(s), mas se foi, provavelmente foi em uma data próxima, pela ausência de menções ao termo antes da data.

De qualquer forma, Ashix parece ter feito a primeira bandeira ideegênero, provavelmente inspirada na bandeira gênero-fluido mais conhecida em relação às cores e nas outras bandeiras de identidades de gênero com base em siglas de Em Essência/In Nature em relação à proporção. Os significados das cores não foram providenciados.

Retângulo composto por 7 faixas horizontais, nas cores branca, rosa, preta, roxa, preta, azul e branca. A faixa central roxa tem o dobro do tamanho das outras faixas.

Bandeira ideegênero por Dexter

Outra bandeira ideegênero foi feita em 6 de abril de 2021 por Dexter, neopronouns no Tumblr, que pegou exatamente os mesmos tons das cores da bandeira gênero-fluido mencionada e as disponibilizou no mesmo modelo de sete faixas com a faixa central maior que a bandeira de Ashix.

Dexter também não providenciou significados específicos. Porém, como as cores são exatamente as mesmas de outra bandeira, é possível deduzir que seus significados possam ser os mesmos: a cor branca representa a ausência de gênero, a cor rosa representa feminilidade, a cor preta representa todos os gêneros, a cor roxa representa a mistura de masculinidade com feminilidade e a cor azul representa masculinidade.


Links adicionais: