Um espaço de aprendizagem

Cancegênero

Bandeira cancegênero

Bandeira cancegênero

Uma pessoa agênero-fluido, gênero-Câncer ou cancegênero considera agênero como sua identidade base, mas seu gênero é fluido entre diversos gêneros também.

Por exemplo, uma pessoa cancegênero pode ser agênero por um mês, e então ser demimulher por duas semanas, depois agênero por mais duas semanas, depois nanomaverique por uma semana, depois agênero por uma semana, depois nonpuer por três semanas, depois agênero por três meses, etc.

Esta identidade é similar a librafluide e a gênero-fluxo. Identidades parciais envolvendo agênero, como demiagênero e horoagênero, também podem servir.

Dependendo do lugar, pode haver ou não distinção entre agênero-fluido e cancegênero. Existem definições de cancegênero que dizem que uma pessoa é cancegênero quando são seus sentimentos que causam a mudança de agênero para outras identidades, enquanto uma pessoa agênero-fluido não tem suas mudanças de gênero necessariamente relacionadas com emoções.

Como estas identidades são muitas vezes descritas como a mesma, e não existe tanta diferença entre elas, resolvemos uni-las em uma só página aqui. Porém, é possível que no futuro existam páginas diferentes para agênero-fluido e cancegênero, caso exista alguma ruptura significativa entre estas identidades no futuro.

Ambas as identidades são provavelmente datadas de 2014. O termo agênero-fluido foi cunhado por the-troupe, também pleurocarpous no Tumblr (contas atualmente desativadas), enquanto cancegênero foi cunhado por Lyric, prideful-concerto no Tumblr. A bandeira mais famosa também é creditada a pleurocarpous.

Em inglês, cancegênero é cancegender, e agênero-fluido é agenderfluid. O prefixo cance vem de câncer, signo do zodíaco da astrologia europeia associado a emoções por trás de uma “casca”. A tradução gênero-Câncer foi decidida junto a de outras identidades de gênero relacionadas ao mesmo zodíaco.


Links adicionais: