Um espaço de aprendizagem

Aliagênero

Bandeira composta por 9 faixas horizontais do mesmo tamanho, que vão de uma espécie de degradê entre as cores verde (no topo), roxa (no meio) e laranja (embaixo).

Bandeira aliagênero por Kiloueka/Pride-Flags

Aliagênero, ália ou aliusgênero descreve uma experiência de gênero que é “outra”, que é separada de construções/descrições de gênero comuns ou existentes dentro da(s) cultura(s) que a pessoa usando o termo faz parte.

Este termo é bastante abrangente. Embora sua função principal tenha sido a de ser algo parecido com aporagênero – um gênero não-binário existente que não é neutro, andrógino ou derivado de gêneros binários ou de qualidades associadas com estes – também há relatos de pessoas usando ou considerando usar o termo aliagênero por sentirem alienação de outros rótulos possíveis para sua identidade de gênero, mesmo que não seja completamente distante dos gêneros homem e mulher.

Um retângulo com fundo preto e diversos triângulos partindo de baixo da bandeira apontando para cima, perto do final da imagem, formando uma série de letras V largas de cabeça para baixo. O triângulo maior é roxo escuro, o segundo maior é roxo, o terceiro é turquesa e o último - o único que realmente parece um triângulo e não uma letra V - é cinza escuro.

Bandeira aliagênero por nova-pride-flags

O termo aliagênero foi cunhado para evitar o uso de “terceiro gênero” para descrever uma experiência de gênero que é afastada dos gêneros binários, de gênero neutro e de combinações entre estes. Isso porque “terceiro gênero”, além de diminuir a importância de identidades diferentes de homem e mulher, foi um termo usado por pesquisadóries branques para classificar erroneamente identidades, expressões e papéis de gênero de diversas culturas que não se assemelhavam aos de homens e mulheres cis e conformistas de gênero em culturas brancas. É um termo associado com um histórico de opressão, apagamento, ignorância e extermínio.

Ainda assim, por conta da descrição ser relativamente vaga e baseada na ideia de que certas identidades de gênero são padrão e outras não, o termo aliagênero foi muitas vezes considerado mal definido ou ofensivo. Embora ele possa ser usado de formas que não apaguem sistemas de gênero de culturas onde há gêneros padrão diferentes de homem e mulher, termos como aporagênero, maverique, ilyagênero e gênero-estrela acabaram sendo mais popularizados, ou ao menos vistos de formas mais positivas.

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores verde clara, verde, roxa, salmão e laranja clara.

Bandeira aliagênero por anônime

O termo “alia-gender” (“ália-gênero”) foi sugerido em 20 de janeiro de 2014 por Beck no Tumblr askanonbinary, em uma resposta a uma pessoa anônima (posteriormente revelada como Zoë/Leo, cowboylikedean ou zobothehob0 no Tumblr) pedindo um termo que descrevesse um senso de ter um gênero que é “outro” em comparação com identidades binárias, neutras ou andróginas. Posteriormente, o termo foi quase sempre escrito como aliagender (aliagênero), mas ocasionalmente também é citado como alia (ália) ou aliusgender (aliusgênero). Instâncias do uso do prefixo alius existem ao menos desde 2016.

Em 01 de abril de 2014, tiraspark-blog no Tumblr sugeriu os substantivos aliagen, algi, gen e algen para se referir a pessoas aliagênero. Ou seja, é possível dizer que alguém é ume álgi, ume aliagen ou afins ao invés de dizer que tal alguém é uma pessoa aliagênero (ou um indivíduo aliagênero, ou qualquer outro substantivo que possa ser usado para que a utilização do adjetivo aliagênero seja possível).

Uma letra A com um traço partindo de seu centro até um contorno de círculo maior.

Símbolo aliagênero por Cari Rez Lobo e/ou outres

Aliagênero possui um símbolo, que é um círculo vazio com uma linha reta saindo dele terminando em uma letra A. Este símbolo pode ser reproduzido com a linha partindo de qualquer parte do círculo, mas a letra A está sempre virada para o lado externo, como uma seta. O símbolo foi postado por Cari Rez Lobo (Cari-Rez-Lobo no deviantArt) em 2 de outubro de 2014 e é creditado a um grupo de pessoas não-binárias brasileiras.

A bandeira aliagênero que talvez seja a utilizada mais frequentemente foi feita pele administradore do deviantArt Pride-Flags, e publicada no dia 4 de setembro de 2015. Suas cores – 9 faixas verdes, roxas e laranjas e de cores entre estas – foram escolhidas por não serem associadas com gêneros binários.

Outra bandeira aliagênero foi feita por nova-pride-flags, um Tumblr com a proposta de fazer bandeiras de orgulho mais acessíveis – com cores menos fortes e designs mais originais – mas que posteriormente se revelou como troll. Tal bandeira foi postada no deviantArt Pride-Flags em 30 de julho de 2016, mas é possível que ela tenha sido postada dias, semanas ou meses antes disso.

Uma pessoa anônima fez uma outra bandeira aliagênero em 13 de outubro de 2020, com base na bandeira de Pride-Flags, mas com menos faixas e cores mais agradáveis. Ela é composta por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores verde clara, verde, roxa, salmão e laranja clara. Suas cores são relativamente claras e pouco saturadas.


Links adicionais: