Um espaço de aprendizagem

Gênero-Aquário

Retângulo composto por sete faixas horizontais, sendo que a do meio é bem maior do que as outras, nas cores preta, turquesa, cinza, branca, cinza, turquesa e preta. No centro da faixa branca, há um símbolo de infinito (8 deitado) em vários tons de turquesa que são mais escuros quanto mais estão longe do centro, dispostos de forma que lembram círculos um em volta do outro.

Bandeira gênero-Aquário por Lyric

Gênero-Aquário ou aquarigênero descreve um subtipo de gênero-fluido onde a identidade de gênero de alguém muda de forma constante e lenta, de forma que a identidade nunca para em um gênero específico. Há vezes que uma pessoa gênero-Aquário pode descrever que termos são próximos à sua identidade de gênero do momento, mas há vezes que a sensação é de ter identidades de gênero completamente inexplicáveis.

Pessoas podem especificar que são gênero-Aquário para especificar como suas experiências são diferentes de outras experiências gênero-fluido. Por exemplo:

  • Ter uma identidade de gênero que muda de forma constante é diferente de ter uma identidade de gênero que fica sem mudar por longos períodos de tempo;
  • Ter uma identidade de gênero que muda de forma lenta é diferente de ter uma identidade de gênero que muda de forma brusca e/ou rápida, como é o caso de várias pessoas condigênero, gênero-navalha, abrogênero, gênero-Capricórnio e/ou gênero-choque, por exemplo;
  • A combinação da lentidão com a constância da mudança entre identidades de gênero dificulta na descrição de qual é a identidade atual de uma pessoa gênero-Aquário em determinado momento. Alguém que passa por mudanças mais bruscas pode ter mais facilidade em identificar seu(s) gêneros ou sua ausência de gênero atual;
  • Gênero-Aquário é uma identidade de gênero descrita como infinita, e isso difere de pessoas gênero-fluido que passam apenas por algumas identidades de gênero específicas.

Alex/Rin, que administrava o Tumblr what-the-heck-gender-am-i (que não existe mais), descreveu sua experiência da seguinte forma:

Vejam só, eu me reconhecia mais em gênero-fluido. Mas o problema era que meu gênero não muda como o da maioria das pessoas fluidas. Meu gênero muda mais sutilmente. Ele muda mais devagar, e, muitas vezes, é uma mistura de gêneros, e eu não consigo realmente captar que gênero(s) eu me tornei. Às vezes partes dele ficam estagnadas por bastante tempo. Mas está sempre mudando. Em um movimento constante, devagar, liso. Bem, eu fui um pouco atrás, e achei uma quantidade gigante de identidades não-binárias e descobri que o que sou se chama AQUARIGÊNERO !!!

Os termos aquarigender e genderflow foram cunhados em 17 ou 18 de julho de 2014 por Nano, 8-bit-angel no Tumblr (blog atualmente movido ou deletado). A tradução gênero-Aquário foi decidida em uma mesa associada ao Orientando, a qual ocorreu em abril de 2018.

Retângulo com as mesmas proporções da imagem anterior, mas há duas ondas no centro, as quais possuem três pontas apontadas para cima.

Bandeira gênero-Aquário por Pride-Flags

A primeira bandeira Gênero-Aquário foi feita por Lyric, pridearchive no Tumblr, e postada no dia 24 de julho de 2014. Os significados de suas cores são:

  • Turquesa: água, cor associada com o signo de Aquário, imprevisibilidade;
  • Branca e tons de turquesa mais claros: clareza, as vezes que alguém gênero-Aquário consegue identificar seu gênero;
  • Cinza: as vezes que alguém gênero-Aquário não consegue identificar seu gênero por ter a sensação dele estar borrado;
  • Preta e tons de turquesa mais escuros: ausência completa de gênero.

Em 29 de agosto de 2015, foi postada uma bandeira gênero-Aquário alternativa na conta Pride-Flags do deviantArt. A única diferença é que o símbolo de infinito no meio da bandeira foi substituído por um símbolo do signo Aquário.


Links adicionais: