Um espaço de aprendizagem

Cristaline

Bandeira cristaline

Bandeira cristaline

Cristalines ou pessoas cristagênero são pessoas cujo gênero muda aleatoriamente, a ponto des cristalines muitas vezes sentirem que seus gêneros são fraturados ou quebrados.

Por exemplo, uma pessoa pode ser uma mulher não-binária um dia, e depois ter seu gênero fragmentado entre demimulher, demineutrois e nanomaverique, depois de duas semanas perceber que é somente neutrois, e depois de alguns dias demimulher e demimaverique, e depois de mais dias demiandrógine, nanoneutrois e demijuxera, e depois de um mês demimaverique e demiandrógine, e por assim vai.

Porém, quem criou a definição deste gênero não afirmou se:

  • É possível ou não ser cristaline tendo o gênero mudando entre poucos gêneros (como dois ou três);
  • Cristaline é um gênero mais definido pela sensação de gênero quebrado/fraturado do que pelas mudanças aleatórias, ou talvez quantidade de gêneros.
    (Isto é: existe algo que difere a identidade cristaline de poligênero-fluido? É só uma especificação sobre mudanças repentinas? Ou algo mais relacionado à sensação de fratura?)

Ainda assim, sabemos que os gêneros de ume cristaline podem existir um de cada vez, ou mais de um ao mesmo tempo.

A identidade cristaline surgiu em meados de 2014. Foi cunhada por blogging-n-stuff no Tumblr, conta atualmente desativada.

Jay (fireprincette) fez a primeira bandeira cristaline, ainda em 2014. É uma bandeira composta por cinco faixas horizontais de igual tamanho, nas cores azul, cinza clara (praticamente branca), vermelha (possivelmente com a intenção de ser amarela), roxa, e rosa clara. Os significados destas cores são:

  • Azul: masculinidade;
  • Branca: ausência de gênero;
  • Amarela: demigêneros e identidades não-binárias;
  • Roxa: mistura entre gêneros;
  • Rosa: feminilidade.
Bandeira cristaline

Bandeira cristaline

Depois da versão de Jay, blogging-n-stuff resolveu fazer sua própria versão, com a intenção de ser uma bandeira que parece mais fraturada. As cores e seus significados são es mesmes, porém os tons foram mudados. A cor branca/cinza é quase a mesma, a cor amarela é realmente amarela, a cor rosa é mais saturada e mais escura, e as cores azul e roxa agora são de tons pastéis.

Os pedaços rosa e azul agora parecem ser triângulos de diferentes formatos que cobrem os cantos inferiores esquerdo e direito, respectivamente; o pedaço amarelo aparenta ser um pentágono que começa no meio da bandeira e termina em seu lado inferior; os pedaços roxo e cinza ocupam o lado superior da bandeira, aparentando ser um quadrilátero que é quase um triângulo e um pentágono, respectivamente.

Cristaline em inglês é crystagender. Uma tradução alternativa pode ser gênero-cristal.


Links adicionais: