Um espaço de aprendizagem

Ptilogênero

Bandeira composta por 5 faixas horizontais na proporção 1:1:2:1:1 (a faixa central possui o dobro do tamanho das outras). Tais faixas possuem três tons de azul leves, sendo que a faixa central é mais clara e as faixas das extremidades são menos claras. A faixa central contém 7 círculos preenchidos em uma linha horizontal de forma simétrica, sendo que os círculos das extremidades são menores e em tons mais claros e o círculo central é maior e menos claro. Os círculos também são de tons de azul pouco saturados.

Bandeira ptilogênero por Ash

Ptilogênero descreve alguém que experiencia um grupo de gêneros que possui certa(s) característica(s) em comum, fazendo com que seja mais fácil descrever o grupo inteiro do que cada gênero individualmente.

Por exemplo, alguém pode descrever sua identidade de gênero inteira ou parte dela como ptilofeminina caso experiencie vários gêneros diferentes baseados em feminilidade, ainda que seja difícil entender onde certos gêneros “terminam” ou “começam” por conta de serem parecidos. Mesmo assim, uma pessoa ptilogênero não é necessariamente incapaz de descrever cada gênero separadamente: a definição do termo só especifica que é mais fácil descrever o grupo de gêneros usando algo em comum entre eles.

Bandeira composta por 5 faixas horizontais na proporção 1:1:2:1:1. Tais faixas possuem três tons de cinza, sendo que a faixa central é mais clara e as faixas das extremidades são menos claras. A faixa central contém 7 círculos preenchidos em uma linha horizontal de forma simétrica, sendo que os círculos das extremidades são menores e o círculo central é maior. Os círculos são todos na cor azul real.

Primeira bandeira ptilogênero

O termo ptilogênero foi cunhado por Roswell (Pastelmemer no deviantArt). Sua primeira bandeira (conhecida) foi discutida no Tumblr Ask Pride Color Schemes por conta de uma pessoa anônima, com sua versão final sendo postada em 2 de março de 2017. Os círculos azuis em seu centro simbolizam os diferentes gêneros no grupo de gêneros, mas significados para o resto da bandeira não foram mencionados.

Uma bandeira alternativa foi feita por Ash (allenchlld no deviantArt), que disse que não era fã da bandeira original. Ela foi publicada em 11 de junho de 2017. Tal bandeira só usa tons de azul, e usa mais deles, ao contrário da predominância de cinza nas faixas da bandeira original. No entanto, significados não foram fornecidos para a nova bandeira.

O termo ptilogênero se chama ptilogender na língua inglesa. O prefixo ptilo é baseado na família de aves Ptilonorhynchidae, mais especificamente por conta de pássaros-cetim, que colecionam objetos (muitas vezes azuis) como parte de seus rituais de cortejamento.


Links adicionais:

  • Ptilogênero – Termos NHINCQ+
  • Ptilogênero – Pride Color Schemes
  • Discussões sobre a primeira bandeira ptilogênero (Ask Pride Color Schemes): [1] [2]
  • Pletiogênero [sic] – allenchlld
  • Bandeiras ptilogênero (Pride-Flags): [1] [2]