Um espaço de aprendizagem

Gênero-borrão

Bandeira gênero-borrão

Uma pessoa gênero-borrão possui múltiplos gêneros. Porém, pelo menos uma parte destes gêneros está “borrada” ou “misturada”, de forma que é difícil de entender onde um gênero termina e o outro começa.

Por exemplo, uma pessoa gênero-borrão homem/mulher pode ter dificuldades em entender se seu gênero está mais para “homem feminino” ou “mulher masculina”, ou se é simplesmente andrógine, ou se na verdade é trigênero homem/andrógine/mulher.

É claro, como qualquer outra identidade, a escolha da identificação vem de cada pessoa. Se essa pessoa achar melhor dizer que é trigênero ou andrógine, ou até mesmo gênero-fluido ou simplesmente bigênero, a escolha é dela.

A diferença entre genero-borrão e gênero-poção é que gênero-borrão é como se fosse um degradê, enquanto gênero-poção é uma mistura completa.

A menção mais antiga do termo gênero-borrão é de uma lista de gêneros do blog MOGAI Archive em 2014, mas todas as menções posteriores são a partir de junho de 2015. A primeira bandeira foi criada pele usuárie datmoki no Tumblr, e foi postada no blog Pride Flags For Us em 19 de junho de 2015.

A bandeira gênero-borrão em questão possui 7 faixas horizontais, mais ou menos do mesmo tamanho, nas cores rosa, branca, laranja, roxa, verde clara, branca e azul clara, respectivamente. Todas as faixas estão borradas.

Gênero-borrão em inglês é genderfuzz ou blurgender.


Links adicionais: