Um espaço de aprendizagem

Livre de gênero

Seis faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores verde, verde clara, amarela clara, branca, azul clara e azul.

Bandeira gênero-livre

A identidade livre de gênero ou gênero-livre é descrita da seguinte forma, em sua versão original (parágrafos adicionados para facilitar a leitura):

Uma identidade de gênero que é ambígua em geral, mas definitivamente queer por natureza.

Quem tem esta identidade tende a ir atrás de expressões, apresentações e afins sem se preocupar com suas associações com gêneros. Mas também é possível que a pessoa adote completamente dias de expressão completamente femme, bastante masculina, etc.

Alguém gênero-livre tem um senso de gênero borrado, nebuloso, extravagante e livre.

Esta identidade pode coexistir com outros termos para identidades de gênero. Disforia pode motivar um senso de gênero ou de expressão de gênero de alguém gênero-livre de tempos em tempos.

É similar a gênero-fluido, mas não é necessariamente uma identidade fluida. Está mais para ser alguém que explora diferentes aspectos dentro de uma mesma identidade (embora isso não seja algo rígido, já que gênero é algo flexível para pessoas gênero-livre).

Assim, é possível resumir alguém gênero-livre como alguém que vê a própria identidade de gênero como livre, flexível, nebulosa e/ou ambígua.

Tal ambiguidade pode ser interpretada como um elemento desconhecido, que permite várias interpretações, que não é muito firme ou ter a ver com qualquer outro significado de ambiguidade. Ambiguidade em gênero é explicada pelo Tumblr Variant Archive como um traço de um gênero que está aberto a interpretação, ou que não se conforma a nenhuma interpretação específica. Mesmo assim, a cunhagem de gênero-livre precede tal explicação, e então é possível interpretar este aspecto da identidade de outras formas.

Além disso, uma pessoa gênero-livre pode ser alguém que vê sua identidade como alguma outra específica (como agênero, mulher ou zenino), mas que não se importa com expectativas de gênero, e/ou que tenta explorar a expressão de tal identidade de diferentes formas em diferentes momentos. Pode ser uma pessoa que só se importa com expectativas de gênero quando disforia a afeta.

A palavra pode está sendo usada para indicar que nada disso é obrigação. Uma pessoa gênero-livre também pode só se ver como gênero-livre, como alguém que não tem um senso de gênero muito forte, que tem um senso de gênero ambíguo e/ou voltado a ser queer ou que não vê seu(s) gênero(s) ou ausência de gênero como tão relevantes quanto a categorização como gênero-livre. Uma pessoa gênero-livre pode ser alguém que não categoriza sua expressão de gênero porque só está tentando expressar quem é com sua forma de vestir, ou pode ser alguém que propositalmente muda sua expressão de gênero com frequência, ou para confundir pessoas ou porque isso faz parte do que queria expressar em cada momento.

Não sabemos quem cunhou gênero-livre ou quando, mas a identidade já existia em 23 de agosto de 2014. Sua bandeira foi publicada em 14 de julho de 2018 no Tumblr Beyond MOGAI Pride Flags e foi feita por arco-pluris (também no Tumblr). Seus significados não foram fornecidos.

Os nomes originais da identidade são genderfree e gender-free.


Links adicionais