Um espaço de aprendizagem

Femache

Retângulo composto por 6 faixas horizontais, nas cores rosa, rosa clara, rosa quase branca, azul quase branca, azul e azul forte.

Bandeira femacha

Alguém femache possui uma experiência de gênero de ser homem* e mulher* simultaneamente.

A descrição original do termo não especifica se femache é um gênero único que se encaixa nesta descrição ou se é uma experiência bigênero específica. É provável que o termo possa ser usado de ambas as formas, e também como um gênero entre mulher e homem (de forma similar a interpretações de como é ser andrógine).

No entanto, o que a descrição especifica é que femaches não precisam ser metade mulheres e metade homens, o que pode significar que femaches podem se sentir mais mulheres ou mais homens e/ou que tais experiências de gênero não precisem estar separadas. Também diz que femache não precisa ser a única experiência de gênero da pessoa: ou seja, alguém pode se dizer poligênero femache/gênero neutro/maverique/nímise, por exemplo.

A publicação cunhando este termo foi feita por AP no Tumblr Beyond MOGAI Pride Flags no dia 01 de outubro de 2018. Sua bandeira foi postada junto à definição do termo, mas os significados dos elementos da bandeira não foram explicados.

A palavra femache vem de fêmea e macho. Seu final de palavra é flexível: uma pessoa que usa o final -a seria chamada de femacha, uma pessoa que usa o final -o seria chamada de femacho, e por assim vai. Aparentemente, não existem especificações sobre se femache é substantivo (“ume femache”) ou adjetivo (“uma pessoa femacha”).

Uma alternativa na língua inglesa fornecida por AP em uma postagem de 24 de julho de 2020 é femal, que é baseada em female (fêmea) e male (macho). Femal possui sua própria bandeira, composta por 5 faixas horizontais sendo que a central é branca, e de resto tal bandeira é similar à bandeira femacha.


* As palavras homem e mulher são usadas aqui para se referir aos gêneros binários. Também é possível que femaches tenham ambos os gêneros binários ainda que não gostem de usar tais palavras para descrever os gêneros nos quais suas experiências são baseadas. Mais sobre isso nesta página.


Links adicionais: