Um espaço de aprendizagem

Estetigênero

Retângulo dividido em três faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa, laranja e azul. No centro, ultrapassando a faixa laranja, há uma estrela amarela. Todas as cores da bandeira são em tons pastéis.

Bandeira estetigênero

Estetigênero ou videgênero é um termo utilizado para descrever xenogêneros relacionados a estéticas ou experiências sensoriais. Isso inclui identidades de gênero derivadas de, que são similares a, que possuem qualidades em comum com e/ou que são expressões de estéticas e/ou de experiências sensoriais.

Por conta disto, este termo geralmente é usado como uma forma de descrever outras identidades, ao invés de ser uma identidade utilizada por si só, mas pessoas também podem só se categorizar como estetigênero, ou especificarem seu estetigênero em termos mais descritivos (exemplo: “tenho um estetigênero relacionado com a vastidão de galáxias”) ao invés de usar termos mais específicos (exemplo: “sou caelgênero“).

Exemplos das possibilidades de ser estetigênero:

  • Uma pessoa estetigênero pode classificar seu gênero como derivado da experiência sensorial de ouvir um baixo elétrico por associá-lo com um som grave mas que não é predominante em sua experiência de gênero total.
  • Uma pessoa estetigênero pode classificar seu gênero como similar ao estilo maximalista por ser cheio de elementos e detalhes diferentes e chamativos.
  • Uma pessoa estetigênero pode classificar seu gênero como algo que possui qualidades em comum com placas de neon por sentir que tem um gênero forte e chamativo no meio de uma ausência de gênero.
  • Uma pessoa estetigênero pode classificar seu gênero como uma expressão de seu estilo alternativo de se vestir por não conseguir separar seu gênero e seu estilo de roupa.
  • Uma pessoa estetigênero pode classificar seu gênero como relacionado a um cobertor por vê-lo como macio, quente e confortável.

É comum que certas pessoas não consigam entender como uma pessoa pode ter a sensação de seu gênero ser quente ou frio, ter certa cor ou certo gosto, ser inseparável de outra característica da pessoa ou afins, ao invés da pessoa só sentir algo como mulheridade, neutralidade ou masculinidade, mas é por isso que estetigêneros são xenogêneros. Tais experiências vão variar de pessoa para pessoa, e não necessariamente serão explicáveis para quem não possui sensações similares, assim como nem todas as pessoas binárias vão conseguir explicar em detalhes porque sentem que possuem tais gêneros e por qual motivo associam certas características a tais gêneros.

O termo original para estetigênero (aesthetgender) foi cunhado por curiosityismysin, uma conta de Tumblr atualmente desativada, provavelmente em 2014. Posteriormente, esta identidade também foi chamada de aesthetegender, aesthetigender e videgender em círculos anglófonos. Embora estes primeiros termos possam ser justificados com erros de digitação ou dificuldades em lembrar como o termo original foi escrito, o prefixo vide deve ter alguma origem separada que talvez não tenha sido registrada.

É comum que esta identidade seja representada por uma bandeira feita por Roswell (atualmente pastelroswell no Tumblr), que deve ter sido feita em 2014 ou 2015. Os significados de suas cores são:

  • Rosa: gênero mulher;
  • Laranja: toque pessoal, considerando que pessoas estetigênero geralmente possuem motivos pessoais para identificar estéticas em suas experiências de gênero;
  • Azul: gênero homem;
  • Amarela: não-binaridade. A estrela também representa o quanto ser estetigênero é algo único e pessoal para cada ume.
Retângulo dividido em três faixas verticais do mesmo tamanho, nas cores rosa, laranja e azul. No centro, ultrapassando a faixa laranja, há uma grande estrela amarela. Todas as cores da bandeira são em tons pastéis.

Bandeira estetigênero

Em 16 de abril de 2017, Shadowofthedude no deviantArt pediu em um comentário para que Pride-Flags no mesmo site fizesse uma versão vertical da mesma bandeira. Esta foi postada em 11 de junho do mesmo ano.


Links adicionais: