Nanogênero, palavra que também às vezes é grafada como nan0gênero ou NaN0gênero, é uma identidade que denota parcialidade de gênero; um nanogênero é uma pequena parte de um gênero.
Essa pequena parte pode ser em relação à existência prática do gênero: por exemplo, alguém gênero-fluido que é homem por 6 meses, agênero por 1 semana, e depois volta a ser de outro gênero pode se dizer nanoagênero;
Também pode ser em relação a um gênero constante: por exemplo, uma pessoa bigênero pode deduzir que seu gênero é, em um dado momento, 90% neutrois e 10% mulher, e chamar estes 10% de mulher de nanomulher;
Ou, nanogênero pode se referir a uma fraca conexão com um gênero, ou a alguém que só possui um pequeno “pedaço de gênero”: uma pessoa pode possuir uma fraca conexão com masculinidade e não querer/conseguir definir seu gênero além disso e se chamar de nanomenino, ou ser nanomenino porque é quase sem gênero, mas sente que é parcialmente menino, sendo que tal parcela é bem pequena.
Nanogênero vem de nan0gênero, uma identidade que foi feita para debochar de pessoas demigênero. Usuárie captaintightpanties do Tumblr, porém, decidiu fazer uma proposta de reapropriação do termo, chamando-o de NaN0gênero. Esta proposta foi aceita a ponto de mais pessoas conhecerem nanogênero como uma identidade do que como um termo ofensivo atualmente.
Segundo captaintightpanties, NaN significa not a number – não é um número, em português – um erro de programação relacionado a tentar chamar algo que não é um número de número e falhar. Portanto, a grafia NaN0gênero seria um trocadilho relacionado à programação.
Visto que a maioria dos sites com o início da história de nanogênero não existem mais, ou estão sendo linkados a pessoas que moveram seus sites, não parece possível achar o significado original das bandeiras nanogênero.
Não existe uma única bandeira nanogênero. O que existem são duas versões diferentes das bandeiras nanomulher/nanomenina, nanomem/nanomenino, nanonãobinárie/nanomenine, e nanofluide (uma identidade para pessoas nanogênero cujo nanogênero muda de tempos em tempos).
Uma das versões é praticamente impossível de reproduzir na vida real sem ter alguma referência próxima, mas é mais criativa; e a outra versão é reproduzida mais facilmente, mas perde um pouco da “personalidade”. As cores de ambas as versões de cada bandeira permanecem com as mesmas cores, porém.
O prefixo nano/NaN0/nan0 está aqui exatamente como no inglês. O que muda é a outra parte do gênero. Aqui estão os termos originais:
- Nanogênero: nanogender
- Nanomenina: nanogirl
- Nanomenino: nanoboy
- Nanonãobinárie: nanononbinary (às vezes encurtado para nanonb ou nanoenby)
- Nanofluide: nanofluid
(É incomum em inglês utilizarem os equivalentes de homem ou de mulher para complementar gêneros parciais, ao invés dos equivalentes de menino ou de menina. Mas é válido se identificar como nanoman ou nanowoman, caso alguém queira.)
Links adicionais:
- Pequeno gráfico da bandeira de demimenina, acompanhado da definição e da história do termo
- Definição de nanogênero – Demigender Safe Space
- Bandeiras: nanomenina [1] [2]; nanomenino [1] [2]; nanomenine [1] [2]; nanofluide [1] [2]