Um espaço de aprendizagem

Gênero-fofo

Para quem chegou aqui desavisade, este termo se refere a uma identidade não-binária que é um xenogênero. Não, este termo não é necessariamente usado de forma humorística e/ou apenas por pessoas que “só falam que são isso na internet”, mas é necessária uma compreensão mais profunda sobre identidades de gênero do que a maioria des homens e mulheres bináries possuem para entender identidades como gênero-fofo. Um texto que pode ajudar nisso é Respostas completas para dúvidas complexas sobre ser xenogênero. Já este vídeo pode ajudar na questão de entender como diferentes pessoas não-binárias entendem as próprias identidades de gênero.


Bandeira gênero-fofo

Bandeira gênero-fofo (gendercute)

Gênero-fofo possui duas definições:

  1. Alguém cujo gênero é baseado em fofura;
  2. Alguém cujo gênero é caracterizado por algo fofo (ou, ao menos, fofo para a pessoa com este gênero).

Em inglês, estas definições são para gendercute e cutegender, respectivamente. Como os termos acabam muitas vezes sendo misturados, resolvemos juntá-los em um só aqui no Orientando, mas é possível que isto mude no futuro.

Uma pessoa gênero-fofo cujo gênero é baseado em fofura geralmente é alguém que sente que fofura faz parte de seu gênero, de forma que deseja se vestir e ter características corporais que considera fofas. Isso pode ser combinado com outros gêneros: por exemplo, ume homem gênero-fofo pode se sentir disfórique com roupas mais formais ou músculos definidos, e querer ter traços mais associados com crianças e/ou com menos marcação associada com o gênero homem.

Bandeira gênero-fofo

Bandeira gênero-fofo (cutegender)

Já uma pessoa gênero-fofo cujo gênero é caracterizado por algo fofo pode ter seu gênero baseado em qualquer coisa que acha fofa, desde animais até estilos de roupa ou tipografia. Este gênero pode às vezes coincidir com outros gêneros “estéticos”, como gênero-estrela e gênero-cor.

A primeira definição de gênero-fofo foi criada por bipolarqueer no Tumblr, e é possívelmente datada de 2014. Não temos informações sobre a segunda definição, mas ela é provavelmente mais nova; uma boa estimativa seria 2015.

Também não temos informações sobre os significados de duas das bandeiras gênero-fofo. Sabemos, porém, que Ita (autistic-italy no Tumblr) fez a bandeira para a primeira definição, cujo fundo é composto por uma faixa rosa clara que é separada de uma faixa creme bem maior por uma faixa rosa escura que parece mais um traço. Sobrepondo isso, há um coração roxo claro com uma borda roxa no centro da bandeira.

Bandeira gênero-fofo

Bandeira gênero-fofo

A pessoa que criou a primeira bandeira para a segunda definição de gênero-fofo mudou de Tumblr, ou desativou o seu. É uma bandeira composta por sete faixas rosa horizontais de mesmo tamanho, sendo que os tons de rosa vão ficando mais claros em direção ao centro da bandeira, sobreposta por um coração lavanda no centro da bandeira.

Não sabemos para qual significado de gênero-fofo foi criada a terceira bandeira, porém sabemos que ela foi criada por b3anie no deviantArt. Esta bandeira é composta por faixas de diferentes tamanhos e cores pastéis, sobrepostas por estrelas de quatro pontas brancas em dois dos cantos e por três corações rosa no centro, um ao lado do outro, com igual espaçamento entre eles e entre os cantos da bandeira.

Os significados das cores desta bandeira são simples. Rosa simboliza o espectro feminino, azul representa o espectro masculino, e as cores verde, amarela e roxa simbolizam neutralidade e pessoas não-binárias.


Links adicionais: