Um espaço de aprendizagem

Gênero-inconformista

Retângulo composto por 7 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores roxa clara, rosa clara, amarela clara, laranja clara, amarela clara, rosa clara e roxa clara.

Bandeira gênero-inconformista

Gênero-inconformista ou gênero-dissidente é uma identidade que pode ser descrita como:

  1. Uma experiência de gênero não ortodoxa caracterizada por um senso autodeterminado de desconexão anômala do binário de gênero, muitas vezes combinada com a intenção de subverter noções convencionais de gênero binário;
  2. Um gênero não tradicional cujo significado é decidido por quem adota a identidade, mas que é definitivamente desconectado dos gêneros mulher e homem. Também pode ser um gênero que intencionalmente bagunça as noções de gênero binárias da sociedade.

Este termo foi inspirado por maverique e genderpunk (sendo este um termo para pessoas que intencionalmente vão contra padrões de gênero, geralmente em relação às suas expressões de gênero). É possível ver gênero-inconformista como um aporagênero e como um aueegênero.

Retângulo composto por 7 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores cinza clara, vermelha, amarela clara, laranja clara, amarela clara, vermelha e cinza clara.

Bandeira gênero-inconformista

A cunhagem desta identidade foi feita originalmente em 16 de junho de 2014, porém uma postagem com definições revisadas e mais elaboradas foi publicada em 6 de julho. Ambas as postagens foram feitas por Charlie, iunosteel no Tumblr.

Charlie também publicou várias ideias para bandeiras gênero-inconformista, uma em 8 de julho de 2014 e cinco no dia seguinte. Significados não foram fornecidos para o simbolismo de qualquer uma dessas bandeiras.

O nome original desta identidade é gendermaverick.


Links adicionais: