Um espaço de aprendizagem

Qufa

Retângulo composto por 4 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores vermelha escura, vermelha alaranjada, laranja e amarela, e também por um círculo verde preenchido em seu centro, o qual contém também um símbolo de Mercúrio branco. O símbolo de Mercúrio é um círculo vazio do qual saem dois "chifres" de sua parte superior e uma cruz de sua parte inferior.

Bandeira qufa

Qufa ou qupha é um gênero que foi cunhado com várias especificidades:

  • Ele pode ser descrito como mulher, mas não como menina (no sentido de ser a “versão criança” do gênero mulher);
  • É genderqueer/inconformista de gênero;
  • Não necessariamente contém ou é associado com feminilidade, mas pode ser se e qufa ver seu gênero desta forma;
  • É um gênero grande, barulhento e um pouco monstruoso;
  • É também leve e morno para as pessoas certas;
  • É associado com os papéis de mãe, rainha e feiticeira;
  • É associado com fogo, terra e água;
  • Também é associado com paixão, sensualidade e ternura.

Porém, a definição original do gênero também especifica que apenas qufas podem verdadeiramente definir o que o termo significa e quais os motivos pelos quais alguém pode se dizer ume qufa.

Por conta disso, é possível dizer que qufa é um xenogênero e um subtipo de ou uma identidade relacionada a mulher não-binárie.

Como no caso de qualquer outra identidade de gênero, e especialmente de gêneros que possuem várias especificidades, não há a necessidade de se encaixar completamente em todos os itens citados para se dizer ume qufa. Porém, faz sentido que alguém que use o termo se encaixe ao menos em uma quantidade considerável de sua definição.

O termo foi cunhado originalmente como qupha. Uma postagem explicando a identidade e apresentando sua bandeira foi feita em 6 de outubro de 2018 por queer-buccaneers no Tumblr. O gênero foi cunhado a pedido de algume amigue de ume ou mais des moderadóries de tal Tumblr.

A tradução qufa foi decidida em uma enquete feita por Aster em colorid.es. Qufa só ganhou 2 votos, mas foi a opção mais votada. O termo qupha também é uma alternativa, por ser a grafia original.

Nenhuma explicação foi fornecida sobre as cores ou os elementos da bandeira qufa, mas é possível que o símbolo de Mercúrio tenha sido escolhido por parecer um símbolo de Vênus (o qual é tradicionalmente associado com o gênero mulher) com chifres, o que representaria a parte inconformista e/ou monstruosa do gênero. Também é possível que o esquema de cores seja associado com o personagem Bowser da franquia Mario, visto que o conceito da identidade qufa é baseado em Bowsette, uma interpretação do que aconteceria caso Bowser fosse afetado por um item que transforma outra personagem em uma princesa.


Links adicionais: