Um espaço de aprendizagem

Multitransicional

Retângulo composto por sete faixas horizontais, sendo que a do meio é menor do que todas as outras, as quais possuem o mesmo tamanho. Suas cores são vermelha rosada, laranja, amarela, branca, azul clara, azul e roxa.

Bandeira multitrans

Multitransicional ou multitrans descreve alguém que usa vários termos entre transandrógine, transfeminine, transmasculine, transneutre, transouterine, transxenine e outros similares.

Alguém pode usar mais de um entre estes termos por vários motivos, incluindo:

  • Ser alguém com múltiplos gêneros cuja experiência de gênero se encaixa em mais de um desses termos. Por exemplo, uma pessoa trigênero maverique/mulher/neutrois pode se ver como transouterina, transfeminina e transneutra;
  • Ser alguém cuja transição e/ou expressão de gênero experienciada ou desejada é relacionada a mais de um destes termos. Por exemplo, alguém que quer ter um corpo com partes interpretadas como “de homem” mas que também quer isso em busca de expressar androginia pode se ver como transandrógine e transmasculine;
  • Ser alguém que, mesmo que tenha uma única identidade de gênero ou e/um único objetivo em relação à transição e/ou expressão de gênero, considera sua experiência ambígua o suficiente para se encaixar em mais de um termo, e usa estes para ter possibilidades maiores de comunidade. Por exemplo, alguém que almeja ter uma expressão de gênero cujo objetivo é esconder quaisquer sinais vistos como associados a um gênero binário pode se ver tanto como transneutre quanto como transnule;
  • Ser alguém cuja experiência do dia-a-dia e sentimento interno em relação a quais entre estes rótulos é mais adequado para sua identidade de gênero e expressão desejada divergem. Por exemplo, uma pessoa pode ser transxenina por querer ter um corpo considerado alienígena e monstruoso, mas também transandrógina porque, entre as opções oferecidas pela medicina e pelos estereótipos de gênero em uma sociedade exorsexista, ela prefere tentar ser percebida como andrógina.

Como a maioria dos termos que multitrans abrange são abertos a pessoas que não são não-binárias, multitrans não necessariamente descreve alguém que é não-binárie. Ume mulher inconformista de gênero pode se ver como transnule e transmasculine, assim como um homem trans que deseja ter tanto pênis quanto vagina pode se ver como transmasculino e transandrógino. Mesmo assim, é mais provável que este termo seja mais comum entre pessoas que não são nem 100% homens e nem 100% mulheres, visto que pouquíssimas pessoas binárias se descrevem com termos transicionais além de transfeminine ou transmasculine.

Dito isso, é importante ressaltar que ninguém tem a obrigação de escolher entre a utilização destes rótulos. Por exemplo, ume andrógine que removeu seus seios não precisa se dizer transandrógine, transmasculine, transneutre, transnule ou o que for.

O termo multitransitional (também abreviado como multitrans) foi provavelmente cunhado em 2021. Isto porque uma postagem de 25 de dezembro de tal ano menciona o termo ao falar de termos específicos para certas combinações multitransicionais, mas ao fazer isso também aponta a uma postagem de 6 de janeiro que descreve tais termos como “trans’fusões'”, indicando que talvez o termo multitrans não tivesse sido cunhado até então.

A bandeira mostrada nesta página foi feita por Beast, sir-eldritch no Tumblr. Ela foi postada em 29 de maio de 2022.


Links adicionais