Um espaço de aprendizagem

Bigênero

Bandeira bigênero

Bandeira bigênero

Bigênero é uma identidade para quem possui dois gêneros. Tais gêneros não necessariamente incluem homem e/ou mulher.

Pessoas bigênero podem sempre ter ambos os gêneros ao mesmo tempo, sem fluidez ou mudança na intensidade*, ter um gênero de cada vez*, ou sentir mudanças na intensidade de gênero (ter os dois gêneros, mas algumas vezes um deles está mais forte ou fraco)*, entre outras combinações.

* Pessoas que experienciam seus gêneros desta forma podem também se chamar de ambigênero, de bigênero-fluido, e de bigênero-fluxo, respectivamente.

Até onde sabemos, não existe registro de quem e de quando foi criado o termo bigênero. Uma pesquisa de 1999 mostra que já existiam pessoas na comunidade transgênero se identificando como bigênero naquela época, então a identidade é ao menos dos anos 90.

A bandeira bigênero composta por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa/amarela/branca/roxa/azul, foi enviada ao blog Pride Flag For Us e postada em 13 de junho de 2014. Os significados de suas faixas são:

  • Rosa: Pessoas que têm mulher como um de seus gêneros
  • Amarela: Pessoas que têm algum gênero não-binário como um de seus gêneros
  • Branca: Pessoas que são parcialmente agênero
  • Roxa: Pessoas que são homens e mulheres
  • Azul: Pessoas que têm homem como um de seus gêneros
Bandeira intersexo (também bigênero)?

Bandeira intersexo (também bigênero)?

Em 2009, Natalie Phox criou uma bandeira de orgulho intersexo, descrevendo-a como uma bandeira para pessoas que “nasceram com características do gênero masculino e do gênero feminino”. Isso levou pessoas a acreditarem que era uma bandeira bigênero, quando na verdade era uma bandeira intersexo.

Ou, isso é a história mais entendível. Há pessoas que contam que ela primeiro colocou o rótulo bigênero na bandeira, depois mudando-o para intersexo; outras que contam que, mais tarde, ela deixou claro que tanto pessoas bigênero quanto intersexo podem utilizar esta bandeira.

Não existem fontes consistentes em relação ao que Natalie disse, mas como pessoas bigênero possuem mais opções de bandeiras do que pessoas intersexo, é recomendado que pessoas bigênero perissexo só utilizem outras bandeiras bigênero.

Bandeira bigênero

Bandeira bigênero

A bandeira bigênero mais popular atualmente foi feita por Sunny (anteriormente no-bucks-for-this-doe no Tumblr). No entanto, a comunidade bigênero está tentando se afastar desta bandeira, por conta de Sunny ter tido diversas atitudes transmísicas (antitrans), além de ter sido extremamente abusive com um ex-parceiro.

Algumas pessoas também já não eram fãs do design (7 faixas horizontais do mesmo tamanho, rosa/rosa clara/roxa clara/branca/roxa clara/azul clara/azul) por enfatizar que bigênero era principalmente homem + mulher. Alguns designs foram feitos baseados neste para combinações de gêneros específicos, como homem + andrógine e neutrois + mulher.

Existem símbolos bigênero, que geralmente são combinações dos símbolos de gêneros específicos. Por exemplo, uma pessoa bigênero andrógine/homem tem um símbolo diferente de uma pessoa neutrois/intergênero.

O prefixo bi significa dois. Tal prefixo não foi modificado do termo original bigender.

As variações mencionadas anteriormente são, respectivamente, ambigender, bigenderfluid, e bigenderflux em inglês.


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas