Um espaço de aprendizagem

Zenina

Bandeira zenina

Bandeira zenina

Ume zenina* (em inglês: xirl; pronuncia-se mais ou menos como “zârl“) ou zulher é alguém que se encaixa em alguma das descrições de mulher não-binárie*, mas que quer um nome mais casual e/ou simples para se chamar. Alguns exemplos:

  • Uma pessoa librafeminina pode preferir se chamar de zenina por ser um nome mais curto e fácil de lembrar;
  • Ume mulher-vague pode achar que vai ser menos ridicularizade pelo seu gênero caso se chame apenas de zenina;
  • Ume mulher não-binárie que não quer ter seu gênero descrito apenas como mulher não-binárie pode utilizar zenina como sufixo ao invés de mulher não-binária, como em demizenina, horozenina, altezenina, ou quiverzenina.

Assim como em outros casos de identidades que cobrem várias outras identidades, nem todas as pessoas que se identificam como demimulheres, horomeninas, mulheres não-bináries, juxeras, nonpuellas, altezeninas, etc. podem querer ser chamadas de zeninas.

Existem evidências das identidades zenina e zenino terem existido em 2014. Porém, não achamos evidências da origem exata dos termos ou das bandeiras.

A bandeira zenina é composta por cinco faixas horizontais de igual tamanho. Porém, a maioria das faixas não possuem uma só cor. É como se houvesse uma gravata borboleta sobrepondo o resto da bandeira, formando uma espécie de X. Esta tal gravata possui a cor rosa arroxeada nas faixas ímpares, e a cor verde nas faixas pares. O resto da bandeira é cinza-escura (presente na primeira e na última faixa) e branca (presente na segunda e na quarta faixa). A terceira faixa é totalmente rosa arroxeada, por estar totalmente “coberta pela gravata”. Os significados das cores são os seguintes:

  • Rosa arroxeada: significa a conexão ao gênero mulher, sem ser exatamente tal gênero;
  • Verde: representa que zenina é uma identidade não-binária, e completamente separada de gêneros binários para algumas pessoas;
  • Cinza escura: representa a ambiguidade do rótulo, já que pode ser utilizado por pessoas com várias identidades diferentes;
  • Branca: remete à bandeira genderqueer.

* A tradução zenina foi feita tendo em mente a palavra menina como uma versão jovem do gênero mulher, e não como uma forma genérica de se referir a pessoas que usam o final de palavra a (que não é necessariamente usado apenas por mulheres ou pessoas cujas identidades são relacionadas a ser mulher de alguma forma).

** Mulher não-binárie, no contexto da definição desta identidade de gênero, se aplica a ser uma pessoa não-binária que possui algo em comum com pessoas de um certo gênero binário. Algumas pessoas veem diferença entre ter gênero relacionado a ser menina (no sentido de mulher jovem) e a ser mulher, e é por isso que tanto as opções zenina quanto zulher são oferecidas. Mais informações sobre a escolha do termo mulher e sobre as possíveis diferenças entre arquétipos aqui.


Links adicionais: