Um espaço de aprendizagem

Vanabrela

4 faixas horizontais na proporção 22:13:11:10. Suas cores são amarela clara, laranja, vermelha e marrom avermelhada.

Bandeira vanabrella: fogo/calor

Pessoas vanabrélicas (vanabrellic) ou vanabrelis (vanabrellis) – as que usam o sistema que pode ser chamado de vanabrela, vanabrella, vanarela ou vanarella – possuem xenogêneros que podem ser definidos de formas vagas. O próprio nome da identidade é uma abreviação de vague nameless umbrella: ou seja, “guarda-chuva vago sem nome”.

A ideia é que, se alguém tem um xenogênero que pode ser vagamente definido com qualquer conceito – por exemplo, magia, frio, animal ou doce – a pessoa pode dizer que sua identidade de gênero é vanabrela e especificar tal conceito, como em vanabrela (magia) ou vanabrela: frio. De acordo com wendecure no Tumblr, que cunhou os termos:

O propósito disso é porque um monte de gente só consegue (ou quer) usar termos vagos para descrever seus gêneros. frio, animal, elétrique. todas essas coisas possuem gêneros específicos, mas não um sistema vago acerca delas.

4 faixas horizontais na proporção 22:13:11:10. Suas cores são verde água, esmeralda, verde azulada e verde escura.

Bandeira vanabrela: plantas/terra

Desta forma, o sistema oferece a praticidade de alguém só precisar saber dele e do que mais ou menos se trata sua identidade de gênero, ao invés de ter que ir atrás de termos mais específicos e decidir se eles são mesmo adequados. Pessoas que usam termos para xenogêneros mais específicos também podem se juntar em guarda-chuvas um pouco maiores, caso tenham a oportunidade.

Em 8 de dezembro de 2018, uma postagem de wendecure (a qual contém a citação acima) explica que o conceito do sistema vanabrela ainda está em desenvolvimento. Em 22 de janeiro de 2019, uma série de bandeiras vanabrela foram postadas – cada uma em uma postagem separada – e outra postagem explica que o sistema vanabrela é um novo sistema de gênero baseado em termos abrangentes e vagos. Uma outra postagem no mesmo dia reúne exemplos de termos vanabrélicos.

Ainda que bandeiras específicas tenham sido feitas para certos termos, isso não impede pessoas de usarem o sistema vanabrela de outras formas que não foram especificamente cunhadas. Além disso, os termos que especificam duas palavras de uma vez só (e compartilham bandeiras), como plantas/terra e gelo/frio, especificam em suas descrições que a identidade de gênero em si só precisa ser relacionada a uma dessas coisas, e não ambas de uma vez só.


4 faixas horizontais na proporção 22:13:11:10. Suas cores são branca, prata, cinza clara e cinza.

Bandeira vanabrela: fantasmas

Links adicionais: