Um espaço de aprendizagem

Duogênero

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores bege, rosa clara, rosa, roxa, azul, turquesa clara e azul clara.

Bandeira duogênero

Duogênero descreve alguém intersexo que por conta disso se vê como alguma combinação dos gêneros homem e mulher.

Embora não haja necessidade alguma do corpo atual ou desejado de alguém ter relação direta com identidade de gênero, uma pessoa duogênero pode se identificar desta forma por ter internalizado ser vista como ambos os gêneros binários pelas pessoas em volta, ou mesmo por se reconhecer em representações de ambos os gêneros mulher e homem por conta de suas características físicas. Mesmo assim, o termo duogênero não é exclusivo a pessoas intersexo com características de ambas as corporalidades padrão: alguém com cromossomos XYY ou afalia ainda pode ser duogênero, por exemplo.

Também é importante ressaltar que nem todas as pessoas intersexo vão ver sua identidade de gênero como informada por/dependente de sua intersexualidade, e que mesmo outras pessoas inte(r)gênero podem ter identidades que não são relacionadas a gêneros binários.

Além de intergênero e/ou integênero, pessoas duogênero podem ou não se dizer ultergênero, andrógines, bigênero, amboneques, centrigênero ou afins.

O termo duogênero surgiu como duogender no máximo em janeiro de 2016. Porém, a primeira bandeira para esta identidade parece ter sido a que foi postada em Beyond MOGAI Pride Flags em 31 de maio de 2018. Significados para a bandeira não foram providenciados.


Links adicionais: