Um espaço de aprendizagem

Centrigênero

Uma bandeira composta por cinco faixas horizontais, nas cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul. Todas as cores possuem tons relativamente claros. A proporção das faixas é 2:3:8:3:2.

Bandeira centrigênero

Alguém centrigênero tem uma identidade de gênero que está entre múltiplos gêneros.

Na postagem de cunhagem desta identidade, explica-se que centrigênero não é necessariamente uma identidade poligênero, o que indica que esta é uma possibilidade. Mesmo assim, os exemplos dados e a descrição da identidade dão a entender que centrigênero descreve primariamente gêneros como andrógine (que, na maioria dos casos, é um gênero que é uma mescla de homem com mulher ou que está entre tais gêneros) ou neutreparê (um gênero entre gênero neutro e aporagênero).

Centrigênero não se limita a gêneros entre dois outros gêneros. É possível alguém ser centrigênero entre femigênero, caelgênero e ilyagênero, por exemplo.

Assim, centrigênero é tanto um guarda-chuva para termos já existentes que são definidos como estar entre outros gêneros quanto um termo útil para as várias outras possibilidades de alguém ter um gênero que está entre outros gêneros.

O termo centrigênero aparentemente foi cunhado em uma postagem no Tumblr imoga-pride feita em 13 de janeiro de 2019. Significados para sua bandeira não foram fornecidos.


Links adicionais