Um espaço de aprendizagem

Gênero-praia

Retângulo composto por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores azul clara, amarela, laranja clara, verde clara e azul.

Bandeira gênero-praia

Gênero-praia é um gênero caracterizado pela estética de praia e/ou que possui qualidades comparáveis às de uma praia, como cheiro e/ou claridade.

Por conta disso, gênero-praia é um xenogênero. Seu conceito não depende de características como feminilidade, masculinidade, ser homem, ser mulher ou ser algo comparável (ainda que de forma negativa) a tais arquétipos, e sim do conceito de praia.

Uma pessoa gênero-praia pode ter um gênero que possui quaisquer características que possam ser associadas a uma praia. Portanto, é uma identidade relativamente versátil e subjetiva; não só o que cada pessoa associa com uma praia pode ser diferente, como também o gênero não precisa ter todas as características que a pessoa associa com uma praia.

Informações sobre este termo foram publicadas pela primeira vez em 7 de dezembro de 2018, por Oltiel (done do Tumblr com o mesmo nome). Sua bandeira foi publicada junta à definição. A bandeira é composta por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, cada uma representando uma característica associada com praias:

  • Azul clara: céu;
  • Amarela: sol;
  • Laranja clara: areia;
  • Água-marinha e azul real: água/mares.

Gênero-praia é o nome original da identidade, já que sua cunhagem foi feita em português, mas seu nome em inglês é beachgender.


Links adicionais: