Um espaço de aprendizagem

Beluagênero

Um símbolo de Vênus rosa pálido com várias fraturas no centro de um fundo retangular composto por seis faixas horizontais do mesmo tamanho em tons que variam de vermelho escuro pálido até preto.

Bandeira beluagênero

Belua, bélua, bêlua, beluagênero ou béstia descreve um gênero que pode ser melhor descrito como “mulher monstruose”. Este gênero desafia e rejeita normas de gênero forçadas em mulheres e pessoas com identidades relacionadas e é monstruoso e rebelde por natureza, sendo inerentemente protetivo de outres, inconformista e agressivo contra forças opressoras.

Uma palavra que contém conotações similares, segundo quem cunhou o termo, é grrrl (provavelmente no sentido da subcultura riot grrrl). Segundo a mesma postagem, este gênero pode estar associado com os movimentos punk e riot grrrl, embora não necessariamente esteja.

A diferença entre este gênero e o de uma pessoa que é mulher binária e inconformista de gênero é que pessoas beluagênero incorporam rebeldia e monstruosidade dentro de seu gênero, e não apenas em relação a estilo ou expressão pessoal. Dito isso, pessoas beluagênero podem se considerar mulheres não-binárias e/ou próximas ao gênero mulher, assim como também podem se considerar xenogênero.

A identidade beluagênero foi cunhada por genderoutlaws no Tumblr, conta posteriormente deletada e possivelmente usada por outra pessoa atualmente. Uma versão da postagem usa o termo belua, enquanto outra usa o termo bestia, embora ambas se refiram também a belua(gender). Como a postagem original foi perdida, é difícil saber qual veio primeiro, mas é provável que tenha sido belua, visto que há um reblog que parece ser diretamente da fonte que foi feito em 6 de novembro de 2020 com o termo, enquanto outro reblog direto que usa béstia é de 15 de janeiro de 2021. Não há nenhuma mudança além do nome do termo, então aparentemente não existem indicações sobre o motivo da mudança.

A bandeira beluagênero foi postada junto à cunhagem original. Nenhum significado específico parece ter sido dado para as faixas ou o símbolo. Porém, o símbolo de Vênus (♀, um círculo com uma cruz partindo de sua parte inferior) geralmente é usado para representar o gênero mulher.


Links adicionais: