Um espaço de aprendizagem

Giaragênero

Bandeira giaragênero: design original por anônime

Giaragênero é uma identidade para quem possui vários gêneros, mas não entende nenhum deles, ou a maioria deles. (Não entender provavelmente se refere a não saber o que são tais gêneros; a não conseguir rotulá-los.)

Caso uma pessoa giaragênero saiba rotular algum ou alguns de seus gêneros, é possível combinar o prefixo giara com algum deles, formando identidades como giaramenina, giaraneutre ou giara-ambonec.

Estes rótulos específicos também podem ser utilizados quando uma pessoa giaragênero não entende seus gêneros, mas sabe que alguns, vários ou todos eles possuem características relacionadas a certo gênero. Por exemplo, ume giara-homem pode não ter certeza se algum de seus gêneros é homem, mas pode saber que alguns de seus gêneros possuem características similares a homem.

O termo giaragênero existe pelo menos desde 2014. Foi cunhado por bigender-why-gender no Tumblr, conta atualmente desativada. Foi um termo reapropriado de alguma piada que algume transmedicalista fez.

Bandeira giaramenina: design por Pride-Flags no deviantArt

As primeiras bandeiras foram cunhadas em 2014. Uma pessoa anonimamente sugeriu uma bandeira com um degradê da cor verde escura para branca para a mesma cor verde escura, de cima para baixo. Verde significa a neutralidade de gênero, e o degradê simboliza a confusão em relação ao gênero. Não muito depois disso, bigender-why-gender fez sua própria versão da bandeira, com cores mais claras.

Em agosto de 2015, Pride-Flags no deviantArt postou uma bandeira giaragênero que remete à ideia do degradê, mas o substitui por uma bandeira de 9 faixas horizontais com o mesmo tamanho entre elas, com cores mais claras no centro e cores mais escuras nas bordas, para pessoas giaragênero terem uma bandeira mais tradicional.

Todos os três designs possuem versões para giara-homens e giaramulheres.

Em inglês, esta identidade pode se chamar gyaragender, gyragender ou gendervex.


Links adicionais: