Um espaço de aprendizagem

Gênero-alterumano

Retângulo composto por oito faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores roxa, azul, azul clara, verde, verde clara, amarela, laranja e rosa.

Bandeira gênero-alterumano por AP

Gênero-alterumano é um termo que pode ser utilizado por qualquer ume que vê sua identidade de gênero como afetada por/ligada a ser alterumane. Também pode ser um termo utilizado como guarda-chuva para outros gêneros-alterumanos mais específicos, como kingênero.

Alterumane é um termo bastante abrangente por si só:

Alterumane é um termo guarda-chuva que pode ser definido como alguém que tem uma identidade subjetiva que está além do escopo do que se considera tradicionalmente ser humane (Alt+H), ou como alguém que tem uma experiência não-típica de identidade de espécie, incorporação, narrativa identitária ou mitologia pessoal (Allium House).

Na prática, o uso mais comum de alterumanidade é reunir sistemas plurais, otherkin, therians, theriomythics, fictionkin, conceptkin, otherhearted/otherkith, fictionhearted/fictionkith, copinglink, otherlink, fictionlink, postfurries, daemians, phytanthropes/plantkin, polimorfes, soulbonders, transumanistas e outras identidades que acabam tendo bastante coisas em comum por “praticarem humanidade errado” ou por não serem humanas ainda que outras pessoas considerem que “estão em corpos humanos”.

A citação vem desta página, e eu sugiro que uma leitura dela seja feita caso hajam dúvidas sobre o assunto, para que este texto não se prolongue com os motivos de explicar em detalhes o que alterumanidade cobre ou por quais motivos alterumanidade é válida.

Enfim, embora nem todes nestes grupos queiram se dizer alterumanes (o que geralmente acontece por indivíduos verem o termo ou como ligado demais à não-humanidade ou como ligado demais a uma identidade humana), a questão é que este termo é considerado um guarda-chuva útil para muites.

Alguns exemplos de como uma identidade alterumana pode afetar identidade de gênero:

  • Alguém pode não ter gênero por ver sua espécie (seja animal, planta, máquina, alienígena ou afins) como sem gênero por padrão;
  • Alguém pode ter sido designade certo gênero ao nascimento, mas por ter uma conexão muito forte com ume ou mais synpaths de outro gênero, a pessoa sente que é inteiramente ou parcialmente de tal gênero;
  • Alguém pode ser fictive, factive ou afins e ser baseade em alguém com uma identidade de gênero que não corresponde ao gênero designado do corpo, e ter uma relação complexa com gênero por conta disso;
  • Alguém pode ser postfurry e considerar que sua identidade de gênero é interligada com e definida por sua espécie dentro da subcultura.
Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores cinza azulada, amarela pálida, verde pálida, amarela pálida e cinza azulada. No Centro da bandeira, há um símbolo de paz de cabeça para baixo (uma linha vertical com mais duas linhas saindo do meio, uma em direção ao canto superior esquerdo e outra ao canto superior direito dentro de um círculo) de forma que o símbolo em si é verde mas o fundo e o contorno são amarelos, de acordo com as outras cores presentes na bandeira.

Bandeira gênero-alterumano por Cabin Fever

Em uma pesquisa direcionada a alterumanes com um alcance de aproximadamente 400 participações feita por Eli (pantomorph no Tumblr) em 2019 sobre alterumanidade e gênero, 54,6% responderam que suas identidades de gênero são relacionadas com sua alterumanidade ao menos às vezes/um pouco. 26,4% reportaram que não há nenhuma conexão entre as duas coisas, e o resto não tinha certeza.

É possível que o termo alterhumangender tenha sido cunhado em uma postagem de 3 de dezembro de 2019 por AP no Tumblr Beyond MOGAI Pride Flags. Também é possível que o termo tenha sido usado anteriormente sem uma cunhagem formal, visto que é uma fusão de termos que já eram utilizados, porém como praticamente todas as descrições de gênero-alterumano são cópias da escrita por AP, esta deve ter sido ao menos a primeira vez que alguém definiu o termo.

Tal postagem sobre o termo também serviu para introduzir uma bandeira, cujos significados não foram detalhados.

No Tumblr hiraethchoir, gerenciado pela constelação Cabin Fever, foi postada uma bandeira alternativa para gênero-alterumano. Seus significados são:

  • Faixas cinza-azuladas: Otherkin e therians;
  • Faixas amarelas claras: Outras formas de alterumanidade;
  • Elementos verdes: Conexão com a própria alterumanidade e ligação entre ela e a identidade de gênero;
  • Símbolo de paz de cabeça para baixo: Sensação de paz e pertencimento dentro da comunidade alterumana.

Links adicionais: