Um espaço de aprendizagem

Pixelgênero

Retângulo formado por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores cinza, cinza clara, branca, cinza clara e cinza. No centro da faixa branca, ocupando todo o seu espaço na vertical, há um quadrado amarelo.

Bandeira pixelenebê (pixel-não-binária)

Pixelgênero descreve a menor parcela descritível na experiência de gênero de alguém. Por conta disso, pessoas que usam este termo provavelmente possuem outro(s) gênero(s), e não consideram seu pixelgênero como a parte mais forte, predominante, importante e/ou frequente da totalidade de seus gêneros.

Enquanto nanogênero simplesmente descreve uma parte pequena de um gênero, pixelgênero descreve a parte menor. Então, por exemplo:

  • Alguém que é 50% gênero neutro, 40% maverique e 10% mulher pode dizer que é pixelmulher, ou que pixelmulher é um de seus gêneros;
  • Alguém que é 60% homem e 40% mulher também pode dizer que é pixelmulher, ou que este é um de seus gêneros.
  • Alguém que se descreve como majoritariamente sem gênero, mas com um leve toque de mulher também pode dizer que é pixelmulher.

Estas porcentagens e outras comparações, assim como acontece com pessoas demigênero, podem se referir a mais de um tipo de experiência. A menor parte de uma experiência de gênero pode se referir a, por exemplo:

  • Alguém que é gênero-fluido mas que muito raramente flui para seu pixelgênero, em comparação a todas as outras experiências de gênero pelas quais passa;
  • Alguém que tem dois ou mais gêneros ao mesmo tempo e que consegue definir um deles como menos relevante do que o restante;
  • Alguém que tem dois ou mais gêneros ao mesmo tempo que tem um gênero específico que desaparece com certa frequência;
  • Alguém que tem mais de um gênero e que vê um como mais fraco do que o resto.
Quadrado composto por uma borda cinza ao redor de uma borda cinza clara e um fundo branco, o qual tem um pequeno quadrado na cor vermelha em um tom pastel em seu centro.

Bandeira pixelmulher

Pode ser relevante lembrar que nem todas as pessoas com mais de um gênero possuem, podem ou querem identificar um pixelgênero. Algumas pessoas podem considerar que todos os seus gêneros possuem o mesmo tamanho, a mesma força, a mesma relevância e/ou afins.

Outras podem não ver necessidade de usar o termo porque já usam outros para identificar qual é o gênero mais predominante (por exemplo, alguém bigênero magiandrógine/nanoproxvir). Outras podem não saber ao certo qual dos seus gêneros é mais fraco ou imperceptível. Outras podem simplesmente não querer usar o termo, mesmo que saibam que um de seus gêneros é menor do que o resto. E por assim vai.

O termo pixelgênero vem de pixelgender, termo provavelmente cunhado em 2014 por gendermark no Tumblr (conta atualmente desativada). As bandeiras originais, em formato quadrado e compostas por quatro quadrados um dentro do outro, foram feitas por Lyric e postadas em 16 de julho do mesmo ano no Tumblr Pride Archive. Estas foram posteriormente modificadas para os arquivos em alta definição do deviantArt Pride-Flags.

Em 10 de novembro de 2020, Rowan, genderstalgia no Tumblr, postou versões retangulares compostas por faixas horizontais das bandeiras pixelmulher, pixel-homem e pixelenebê. Em uma postagem separada do mesmo dia, também postou uma bandeira pixelfluida, que é para pessoas cujo menor elemento em suas experiências de gênero muda de tempos em tempos. Tal bandeira possui três quadrados em sua faixa central ao invés de um, para simbolizar ambos os gêneros binários e mais as identidades não-binárias.

Quadrado composto por uma borda cinza ao redor de uma borda cinza clara e um fundo branco, o qual tem um pequeno quadrado na cor rosa escura em seu centro.

Bandeira pixelfeminina

Em 14 de novembro do mesmo ano, Dexter, neopronouns no Tumblr, postou bandeiras pixelfeminina e pixelmasculina, tanto no estilo de Pride-Flags quanto no de Rowan. (É importante lembrar que nem sempre um gênero feminino tem a ver com ser mulher, e que nem sempre um gênero masculino tem a ver com ser homem: identidades como nonvir, femigênero e ceterogênero apontam isso.)

Em 21 de abril de 2022, Pyx, queerqorvid no Tumblr, postou uma bandeira pixelfluida no estilo de Pride-Flags, onde o quadrado central virou um degradê.

Todas as bandeiras mencionadas tiveram suas cores baseadas nas bandeiras de Lyric, que por sua vez foram baseadas nas cores da bandeira demigênero.

  • Os tons de cinza simbolizam a parcialidade de gênero;
  • A cor branca simboliza a ausência de gênero;
  • A outra cor simboliza o gênero em si (ex.: cor amarela para identidades não-binárias, cor rosa escura para feminilidade).

Além disso, o design de Lyric tem a intenção de parecer uma lente de microscópio examinando de perto um gênero minúsculo como um pixel.

O uso de pixel no nome deste termo provavelmente vem da unidade usada para medir imagens digitais.


Links adicionais: