Um espaço de aprendizagem

Obligênero

Bandeira obligênero

Obligênero é uma identidade para pessoas não-binárias que se identificam parcialmente com seu gênero designado por causa de abuso ou coerção, além de incerteza sobre o próprio gênero.

A identidade foi cunhada em conjunto em uma sala de chat, envolvendo usuáries do Tumblr to-reach-the-farthest-star (conta deletada) e bazer63. Em 22 de setembro de 2016, bazer63 definiu obligênero como alguém que se identifica com seu gênero designado por conta de se sentir sem escolha devido ao binário de gênero e à cisnormatividade. Porém, no dia seguinte, bazer63 reblogou uma postagem de to-reach-the-farthest-star (a partir daqui, TRTFS) com a definição atual do termo.

TRTFS é uma vítima de trauma que se identifica como demimenina por conta de abuso religioso, que acredita que seria agênero caso o abuso não ocorresse. TRTFS viu necessidade para o termo, e quer espalhá-lo para que pessoas com experiências similares possam se identificar com ele.

Bandeira oblifeminina

TRTFS diz que qualquer pessoa que sente que obligênero se aplique ao seu gênero pode usar obligênero. Porém, também diz que a identidade é mais adequada a vítimas de abuso, especialmente (mas não apenas) pessoas cujo abuso foi motivado por religião.

As identidades específicas foram descritas como oblifeminina e oblimasculina, mas TRTFS descreve que esses rótulos são opcionais, apenas para pessoas que se sentem confortáveis como tal. Ou seja, é possível utilizar apenas obligênero e não revelar seu gênero designado. Dependendo da relação com seu gênero, termos como oblimenina e oblimenino podem ser preferíveis a oblimasculine e oblifeminine.

As bandeiras obligênero foram criadas por TRTFS. São compostas por três faixas diagonais, do canto superior direito até o canto inferior esquerdo, em um fundo amarelo. O fundo, aparente no canto superior esquerdo e no canto inferior direito, se assemelha a triângulos. As faixas ao redor da faixa central são finas e pretas. A faixa central é aproximadamente o dobro do tamanho de uma das faixas pretas, e muda de cor de acordo com a identidade específica. A bandeira obligênero tem uma faixa central branca, a oblimasculina tem uma faixa central azul, e a oblifeminina tem uma faixa central rosa.

Bandeira oblimasculina

Os significados das cores são os seguintes:

  • Amarela: Identidade verdadeira;
  • Preta: Incerteza de gênero, coerção, barreiras prevenindo pessoas obligênero de serem tudo que verdadeiramente são;
  • Cores da faixa central: gênero designado.

Em inglês, o prefixo obli é o mesmo: obligender, oblifeminine, oblimasculine. Obli vem de obligation, obrigação. Por isso, também é possível se referir a este gênero como obrigênero em português.

Por conta de sua definição, essa identidade pode ser considerada um demigênero e um neurogênero.


Links adicionais: