Um espaço de aprendizagem

Condigênero

Bandeira condigênero

Condigênero é um gênero ou uma identidade de gênero que ocorre apenas sob certas condições.

Uma pessoa condigênero pode considerar que todos os seus gêneros aparecem sob certas condições, ou considerar que apenas tem seu condigênero durante certas situações, e não dizer que o resto do seu gênero é condicional.

Um exemplo de pessoa condigênero pode ser alguém que geralmente é apenas egogênero, mas que também é proxvir sempre que se apaixona por um homem. Essa pessoa pode se dizer condiproxvir, ou condibigênero.

Outro exemplo: uma lésbica acefluxo cujo gênero é mulher-fluxo pode sentir que seu gênero fica mais forte quanto mais consegue sentir atração sexual. Ela pode se dizer condigênero-fluxo, por seu gênero mudar de intensidade de acordo com uma condição: a sua capacidade de sentir atração no momento. Também pode se dizer condimulher, condiagênero, ou condidemimulher para cobrir os estágios de intensidade entre agênero e mulher.

As condições não precisam depender de atração. Como outro exemplo, uma pessoa pode ser neutrois quando está sozinha ou com pessoas próximas, mas ser demimenino quando está em situações envolvendo pessoas desconhecidas. Novamente, a pessoa escolhe se a identidade mais adequada para si seria condigênero, condineutrois ou condidemimenino (ou até mesmo nenhuma dessas).

Bandeira condiagênero

Esta identidade encontra várias críticas, geralmente vindas de pessoas que acreditam que gênero não muda, ou que se mudar as mudanças não podem ser atreladas a nada. É possível que certas pessoas não estejam realmente mudando de gênero, e sim estejam com um nível de disforia diferente, ou com humor diferente, ou outras questões. Ou que certas pessoas tentem se convencer de que são de certo gênero na presença de outras/certas pessoas quando não são.

Porém, é importante respeitar o processo de questionamento alheio, em casos onde condigênero é uma identidade temporária. Também é importante considerar que condigênero não será sempre uma identidade temporária. Gênero é formado socialmente; a possibilidade de existirem pessoas que experienciam mudanças relativamente rápidas baseadas em humor, atração, com quem estão em volta, como estão vestidas, etc. não deveria ser considerada absurda.

A identidade condigênero foi cunhada em 2014. As bandeiras condigênero foram criadas por Pride-Flags no deviantArt, e postadas em 18 de setembro de 2015.

Bandeira condimenina

A bandeira condigênero é composta por sete faixas horizontais de mesmo tamanho, nas cores amarela, laranja clara, rosa, lilás, azul clara, verde clara e amarela, respectivamente. No centro da bandeira, há um ponto de exclamação branco, que ocupa quase a altura das cinco faixas centrais.

Além da bandeira geral, existem bandeiras de orgulho para condimeninas, condimeninos e pessoas condiagênero. Existem duas variações de cada bandeira: a primeira substitui as cores das cinco faixas centrais para cores mais relacionadas com a identidade específica, e a segunda substitui a cor do ponto de exclamação para cores relacionadas com a identidade específica.

Condigênero em inglês é condigender. É possível que o nome da identidade seja uma abreviação ou derivação de conditional gender, que significa gênero condicional, mas esta é apenas uma suposição.


Links adicionais: