Um espaço de aprendizagem

Aeegênero

Retângulo composto por sete faixas horizontais, sendo que a central tem o dobro do tamanho das outras. As cores das faixas são vermelha, laranja, laranja clara, amarela, verde amarelada, verde clara e verde água. Todas as cores são de tons pouco saturados.

Bandeira aeegênero por AP

Aeegênero ou aingênero é um termo que engloba todas as identidades de gênero aporinas, e todas as pessoas cujas identidades de gênero são aporinas.

Aporinidade é uma qualidade de gênero associada com aporagênero, um termo que engloba gêneros que são presentes mas separados de homem, mulher e identidades entre estas. Pode-se dizer que aporinidade é relacionada a aporagênero da mesma forma que feminilidade é relacionada ao gênero mulher, por exemplo.

Entre os motivos pelos quais alguém pode se dizer aeegênero, estão:

  • Ser alguém cuja identidade de gênero é definida parcialmente ou completamente por aporinidade, como libra-aporine ou neuquene;
  • Ser alguém que vê sua identidade de gênero como aporina por ser aporagênero ou por poder ser definida de forma aporina, como pode ser o caso para quem é maverique, aliagênero, gênero-dissidente ou afins;
  • Ser alguém que sente que sua identidade de gênero é aporina mesmo que a definição não indique isso. Da mesma forma que uma pessoa que é homem NB, integênero, caelgênero ou gênero-estática pode sentir que há androginia, masculinidade ou feminilidade em sua identidade de gênero, também é possível sentir que há aporinidade nela.

O termo aingender foi possivelmente cunhado em uma pergunta publicada em 21 de fevereiro de 2018 no Tumblr Ask Pride Color Schemes, feita por uma pessoa anônima. Na pergunta, a abreviação AIN é para Aporagender In Nature (aporagênero por natureza), mas o termo ainda é referenciado como similar a fingênero (termo para gêneros femininos por natureza), mingênero (termo para gêneros masculinos por natureza) e afins.

Em 26 de junho do mesmo ano, AP do Tumblr Beyond MOGAI Pride Flags postou uma bandeira de orgulho aeegênero, junto com uma definição especificando que a letra A significa aporine ao invés de aporagênero. É esta a definição que geralmente é copiada em outros lugares.

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores azul, lavanda, roxa, rosa, laranja, laranja clara e amarela. As cores são bastante saturadas.

Bandeira aeegênero por system-mogai

As cores na bandeira de AP provavelmente simbolizam uma separação das cores do binário de gênero. Não há indicação sobre se AP se baseou nas perguntas feitas ao Ask Pride Color Schemes ou se pensou nelas por conta própria.

Em alguma data até 17 de setembro de 2018, o Tumblr system-lgbt/system-mogai (atualmente desativado) postou uma bandeira aeegênero alternativa. Significados também aparentemente não foram fornecidos. Tal postagem coloca que A é para ápora (forma abreviada de aporagênero) ao invés de aporine.

O prefixo da tradução aeegênero significa Aporine Em Essência.


Links adicionais: