O que significa ser uma pessoa ogliorientada?

Bandeira ógli
Uma pessoa com a orientação ógli, ôgli, ogli ou afins usa o termo por sentir atração apenas por poucos gêneros.
Pessoas com a orientação oglissexual são capazes de sentir atração sexual por poucos gêneros, pessoas com a orientação oglirromântica são capazes de sentir atração romântica por alguns gêneros, e assim por diante.
Não há nenhuma especificação acerca de quais são os gêneros pelos quais alguém ógli pode sentir atração. Alguém que só sente atração por mulheres, por femaches e por homens pode se dizer ógli. Alguém que só sente atração por pessoas gênero neutro, caelgênero, aporagênero e egogênero também pode se dizer ógli. Alguém que só sente atração por mulheres, demimulheres, qufas, béstias e juxeras também pode se dizer ógli.
Qual a diferença entre ógli e outras orientações múlti?
Ao contrário de orientações como tóren, tríxen, eneba e fin, ógli não especifica por quais gêneros ou categorias de gênero alguém sente atração.
Ao contrário de bi ou pôli (ou múlti), que não explicitam a quantidade de gêneros pelos quais tais pessoas sentem atração, pessoas ógli sentem atração especificamente por poucos gêneros.
Ao contrário de orientações como quad e quint, ógli não especifica um número exato e gêneros pelos quais alguém sente atração, sendo um pouco mais versátil em caso de dúvida ou da pessoa querer uma abertura para descobrir atração por mais alguns gêneros. Também é possível usar ógli como um termo que abrange tais orientações.

Bandeira ógli
É possível pessoas ógli usarem outros termos, como termos juvélicos ou algumas das orientações citadas acima, ou para especificar gêneros pelos quais sentem atração ou porque estão usando ógli para especificar que sentem atração por poucos gêneros. Por exemplo, uma pessoa que sente atração romântica apenas por homens, por homens não-bináries e por andrógines pode se dizer tanto torenromântica quanto oglirromântica, sendo que o primeiro termo especifica atração romântica por homens e por pessoas não-binárias enquanto o segundo termo aponta que a atração romântica não se estende para todas ou mesmo para a maioria das identidades não-binárias. Enquanto isso, uma pessoa pode se considerar bissexual e oglissexual por achar o termo bissexual útil para encontrar comunidades ou simplificar a questão de sua orientação em formulários, mas preferir especificar que só é capaz de sentir atração sexual por poucos gêneros com o uso do termo oglissexual.
É relevante ressaltar que não-binárie não é só uma identidade de gênero específica, e sim um termo que abrange uma infinidade de experiências de gênero. Portanto, pessoas que só querem especificar que não sentem atração por um ou outro gênero podem preferir termos como diônique, freique, penúlti ou outros (inclusive alguns dos citados acima, como pôli e eneba). Entretanto, como homem e mulher são apenas dois gêneros, pessoas que não são capazes de sentir atração por quaisquer identidades não-binárias podem adotar o termo ógli caso queiram.
Como é possível alguém sentir atração por alguma identidade não-binária específica?
Caso alguém se abra sobre sua identidade de gênero “não óbvia” e a atração permaneça mesmo depois de absorver a informação, sem se forçar a continuar contextualizando a pessoa como a identidade presumida anteriormente, isso é um sinal de atração por tal identidade de gênero, mesmo que a atração não ocorra ao se deparar com outras pessoas com a mesma identidade de gênero. Enquanto fica a cargo de cada pessoa o quanto esta vai querer expressar tal atração por meio de passar a usar um termo diferente para sua orientação, e qual termo a pessoa vai querer usar para isso, a experiência de atração por um gênero binário e por uma identidade não-binária será inerentemente múlti (de atração por múltiplos gêneros).
Agora, é verdade que muitas pessoas não-binárias não especificam suas identidades além de termos como não-binárie ou gênero-fluido, dificultando a especificação acerca de sentir ou não sentir atração por determinada identidade não-binária. Em tais casos, é possível pensar em atração por quem só usa termos amplos como atração por uma experiência de gênero específica ou evitar o uso de termos que quantificam atração, optando por termos mais gerais como alguns dos citados na seção anterior.
Qual a história da orientação ógli?

Bandeira ógli
O termo ogligênero existe pelo menos desde 2014. Foi com base nele que Dionésio, Eutocansada6789 em colorid.es, cunhou a orientação ógli em 5 de agosto de 2024. Ele também publicou a primeira bandeira ógli presente nesta página junto à publicação.
O que significam as faixas das bandeiras ógli?
- Ametista: comunidade;
- Verde-menta: aceitação;
- Amarela clara: autoexpressão;
- Branca: a totalidade do espectro de gênero, pois cada pessoa ogliorientada pode sentir atração por quaisquer gêneros, ao invés de estarem limitadas a alguma categoria específica;
- Cinza: a atração por poucos gêneros;
- Magenta escura: união.
Em 30 de março de 2025, Dionésio publicou em seu Tumblr, givemecoins, bandeiras com designs alternativos, mas cujas cores eram as mesmas e continham os mesmos significados (sendo que a faixa magenta escura não está presente nelas). Uma das bandeiras contém faixas de tamanhos diferentes para representar a ambiguidade da orientação ógli; segundo o Dionésio, a intenção era fazer bandeiras ogliorientadas que combinariam mais com a bandeira ogligênero que ele fez.
Links adicionais:
- Ogli-; cunhagem – Eutocansada6789
- Ogli – givemecoins
- Bandeiras ogli alternativas para parecerem as bandeiras ogligênero. – givemecoins