O que/quem o termo mueegênero descreve?

Bandeira mueegênero
Mueegênero ou feingênero é um termo que abrange identidades de gênero definidas por mulheridade e/ou por ser mulher.
Embora não exista nenhum impedimento caso alguém queira usar o conceito para descrever a própria identidade de gênero, mueegênero é um termo mais usado em definições ou discussões acerca de identidades de gênero do que como uma identidade pessoal. Como evidência, é possível apontar que, nas pesquisas Gender Census feitas (anualmente) entre 2021 e 2024, cada uma variando de quase 40 mil até mais de 48 mil pessoas respondendo, ninguém preencheu o termo feingender como representativo da própria identidade, ainda que não seja difícil achar o significado do termo em diversas wikis e listas.
Algumas identidades que podem ser descritas como mueegêneros são femil, juxera, beluagênero, femache e qufa. Isto é, não há a necessidade de serem identidades apenas definidas por mulheridade, apenas de serem identidades que usam pelo menos o gênero mulher como referência.
Mueegêneros não podem necessariamente ser descritos como gêneros femininos. Feminilidade tende a ser um conceito utilizado para quaisquer aspectos que reproduzem expectativas de gênero impostas a mulheres (como vaidade, delicadeza ou gostar de rosa), o qual também é reconhecido como feminilidade quando reproduzido e/ou reivindicado por pessoas que não são mulheres. Assim, há gêneros relacionados com mulheridade que explicitamente rejeitam feminilidade. Da mesma forma, há gêneros baseados em feminilidade que não são relacionados com proximidade ao gênero mulher, como nonera e ceterofeminine.
De onde vem o termo mueegênero?
Siglas terminando em IN (in nature; em natureza) podem ser datadas de 2014, quando pleurocarpous no Tumblr sugeriu a Pride Flags For Us os termos finsexual e minsexual para denotar atração por aparência ou comportamento feminines ou masculines, respectivamente.

Bandeira mueegênero
O modelo acabou por ser adotado também em relação a discutir identidades de gênero, com identidades como ningênero/neegênero, aingênero/aeegênero e auingênero/aueegênero sendo cunhadas com o passar do tempo. Porém, feegênero/fingênero foi um termo cunhado para descrever identidades femininas, e eventualmente houve a necessidade de cunhar um termo separado para identidades relacionadas com o gênero mulher.
Foi apenas em 2020 que começaram a haver menções a FEIN como um termo para female in nature. É possível que uma postagem de 5 de maio de 2021 por mogai-monarchs no Tumblr tenha sido a primeira onde o termo FEINgender tenha sido especificamente definido, mas há ao menos uma menção anterior do termo feingender antes disso.
Em 26 de novembro de 2020, Aster publicou a sugestão de adaptar in nature para “em essência”, mantendo a ideia do termo original de forma que não utiliza o termo natureza, o qual às vezes carrega uma conotação negativa quando usado por pessoas antitrans. Em 30 de dezembro do mesmo ano, ael publicou na conta Termos NHINCQ+ em colorid.es a tradução mueegênero, com “mu” vindo da palavra mulher.
Quem fez a bandeira mueegênero?
A publicação já mencionada de mogai-monarchs também apresenta duas bandeiras para a identidade mueegênero. Nenhum significado foi fornecido para suas cores, mas há um histórico do gênero mulher ser representado por cores como rosa e vermelha.
Links adicionais:
- Mueegênero / Feingênero – Termos NHINCQ+
- Mueegênero – LGBTQIA+ Wiki
- MUEEgênero / HOEEgênero – mogai-monarchs
- Resultados – Gender Census
- Lista de Naturezas de Gênero em Novembro de 2020 – variant-archive
- Explicando ideogêneros – lgbtqiarchive (evidência do uso de feingender em fevereiro de 2021)
- sugestão de tradução: [qualidade] in nature → [qualidade] em essência – Aster