Um espaço de aprendizagem

Alguns termos cunhados em 2021

Imagem composta por várias bandeiras, em várias rotações e tamanhos, como se fossem uma pilha de papéis.

Bandeiras, desde o canto superior esquerdo, seguindo no sentido horário e terminando no centro: nonangi, gênero-humano, inmo(ssexual), diomni, plurabro, gênero-diário, ambix, diatraída e mavári. As bandeiras inmo e diomni usadas são diferentes das que aparecem durante a postagem.


Então, né, no ano passado, eu tinha até começado a reunir termos cunhados durante o ano para que eu não tivesse que ir correndo atrás deles na última hora e demorar demais com a postagem.

Porém, por conta de vários ocorridos na minha vida pessoal, eu acabei parando de juntar tais termos em abril, e quando me organizei o suficiente para poder postar aqui, já não estávamos mais no início do ano.

E então… veio junho. O mês do orgulho. Então pensei, por que não fazer esta postagem agora? As únicas coisas que eu não queria deixar de fazer também eram postar algo em meu blog pessoal, além de postar 60 termos na conta @termos em colorid.es, sendo que esta última meta está em progresso.

Enfim, aqui vai uma seleção de termos para orientações e identidades de gênero que foram cunhadas no ano passado! Os termos traduzidos virão primeiro, e, caso os termos originais sejam diferentes, eles aparecerão entre parênteses em seguida.


Subtipos da orientação abro

Retângulo composto por 7 faixas horizontais, nas cores verde, verde clara, branca, preta, branca, rosa clara e rosa. As faixas brancas possuem a metade do tamanho das outras faixas.

Bandeira nulabro

No dia 8 de março, Dexter (neopronouns no Tumblr) postou uma série de termos específicos a pessoas cuja atração é fluida, mas com um aspecto fixo. São estes:

  • Enabro: Alguém abro que sempre sente atração por identidades não-binárias;
  • Feeabro (finabro): Alguém abro que sempre sente atração por gêneros femininos;
  • Homabro (manabro): Alguém abro que sempre sente atração por homens/gêneros relacionados;
  • Meeabro (minabro): Alguém abro que sempre sente atração por gêneros masculinos;
  • Monabro: Alguém abro que sempre sente atração por um gênero. A postagem não explica se é alguém que sempre se atrai por um gênero específico e cuja atração por outros gêneros que vai e volta, ou se é alguém cuja atração é sempre por um gênero só que ela muda de gênero em gênero, mas considerando plurabro, acredito que a intenção tenha sido a segunda coisa;
  • Mulhabro (womabro): Alguém abro que sempre sente atração por mulheres/gêneros relacionados;
  • Neeabro (ninabro): Alguém abro que sempre sente atração por gêneros neutros;
  • Nulabro (nullabro): Alguém abro que é sempre a-espectral;
  • Plurabro: Alguém abro que sempre sente atração por múltiplos gêneros.

Ambix, angix

Assim como o próprio Roswell disse em sua cunhagem, é comum que pessoas caracterizem androginia e ambiguidade como a mesma coisa. Por conta disso, ele pensou nos seguintes termos, postados em 25 de abril:

  • Ambix: Um gênero ambíguo, mas que não é andrógino.
  • Angix: Um gênero andrógino, mas que não é ambíguo.
Retângulo composto por 5 faixas verticais, nas cores roxa, roxa clara, rosa, roxa clara e roxa.

Bandeira angix

Neste contexto, androginia é uma derivação/mistura de feminilidade e masculinidade, enquanto ambiguidade é algo incerto e enigmático que pode ser interpretado de várias formas.

Assim, algumas pessoas podem ter um gênero que é tanto ambíguo quanto andrógino, porém há pessoas cuja ambiguidade não tem necessariamente qualquer proximidade com gêneros binários ou com qualidades relacionadas a eles, assim como pessoas cuja androginia não tem nada de ambíguo.


Diatraíde

Retângulo composto por sete faixas horizontais, nas cores amarela clara, laranja clara, roxa, roxa escura, verde, azul e rosa. A faixa central possui o dobro do tamanho das outras faixas.

Bandeira diatraída

Diatraíde (tradução de diattracted) é alguém que sente atração por todos os gêneros de alguma forma caso esteja contando com todos os seus tipos de atração, mas que talvez não chegue a ser pan/omni/etc. em todos os seus tipos de atração.

Por exemplo:

  1. Uma pessoa que é pansexual, mas que é arromântica, analternativa e afins, que não é atraída por ninguém de qualquer forma que não seja a sexual, pode se dizer diatraída;
  2. Uma pessoa torenromântica que só não sente atração romântica por mulheres que também é feminassexual (ou seja, só sente atração sexual por mulheres) pode se dizer diatraída;
  3. Uma pessoa que só sente atração sexual por homens, romântica por pessoas que não são homens ou mulheres e queerplatônica por todos os gêneros menos algumas identidades não-binárias pode se dizer diatraída;
  4. Uma pessoa que sente atração por todos os gêneros em todas as suas orientações pode também se dizer diatraída.

O termo foi também cunhado por Dexter, e a versão arquivada de sua postagem, feita no dia 29 de abril, pode ser encontrada aqui.

É importante não confundir este termo com a orientação di, que é para pessoas que só sentem atração exatamente por dois gêneros.


Gênero-diário

Retângulo composto por uma série de losangos, todos eles um em volta do outro até que os maiores passam a sair da imagem. O losango central menor é preto, o que fica em volta dele é marrom escuro. Este é contornado por outro losango preto, o qual é contornado por um losango marrom. Em volta deste há outro preto, seguido por um marrom claro, outro preto, um bege e, finalmente, os cantos são pretos, só aparecendo como pequenos triângulos neste ponto.

Bandeira gênero-diário

Este termo, que é uma tradução de genderjournal, foi cunhado por Jesper (amerafluid no Tumblr) em 1º de março. É uma identidade de gênero que descreve uma multiplicidade de gêneros guardada como se tais gêneros fossem páginas num diário. Quando parece que um gênero não se aplica mais à pessoa, tal gênero é “arrancado” da mesma forma que uma página seria.

Esta é mais uma forma de descrever multiplicidade de gêneros, assim como álbum de gêneros, polifractal de gêneros e afins. Porém, esta descrição parece dar ênfase na coleção de gêneros e em algo que pode ser ou uma fluidez que não volta atrás (como mutare) ou um processo constante de autodescoberta.

Caso alguém não conheça os termos que acabei de citar, eles podem ser encontrados aqui.


Diomni

Retângulo essencialmente composto por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho e uma faixa diagonal preta que vem do terço superior direito ao terço inferior esquerdo da bandeira. À esquerda da faixa diagonal, as cores estão na ordem rosa clara, rosa, roxa escura, azul e azul clara, mas a ordem das cores se inverte à direita da faixa diagonal. A faixa central permanece da mesma cor dos dois lados.

Uma das bandeiras diomni

Diomni, um termo que pode ser usado assim ou reduzido para dioni para quem não gosta de ficar com a letra M extra, descreve uma pessoa o(m)nissexual e o(m)nirromântica que possui preferências de gênero diferentes em sua atração sexual e romântica.

Por exemplo, ainda que sinta atração por todos os gêneros em ambas estas orientações, uma pessoa diomni pode preferir ter relacionamentos românticos com pessoas não-binárias, e se atrair sexualmente mais frequentemente por homens do que por pessoas de outros gêneros.

Pessoas que querem usar um sufixo para esta orientação, mas que não querem priorizar seu aspecto sexual ou romântico, podem usar termos como dioniatraíde ou diomniorientade.

Este termo é creditado a Morgan Finn, Dümpasepäkre na rede de wikis Fandom. Seu artigo na (atualmente deletada) LGBTA Wiki foi originalmente postado no dia 25 de agosto.


Gênero-humano

Retângulo composto por nove faixas horizontais do mesmo tamanho. A ordem das cores é amarela, branca, amarela, branca, verde clara, branca, laranja, branca e laranja.

Bandeira gênero-humano

Uma pessoa anônima cunhou gênero-humano (genderhuman) em envio(s) para o Tumblr neopronouns. A postagem original com sua definição foi feita em 11 de fevereiro.

O termo descreve uma identidade no espectro agênero onde a humanidade de alguém está no vácuo onde o gênero da pessoa estaria, de forma que humane é praticamente o gênero da pessoa. Pessoas gênero-humano também tendem a sentir (mais) euforia de gênero ao serem chamadas de humanas do que quando termos associados a gêneros específicos são usados para se referir a elas.


Enco

Este termo foi cunhado por mim em 11 de março nesta postagem, mas ei, não é como se esses fossem “os melhores termos do ano”, então não tem problema em ser parcial de vez em quando.

Enfim, sua definição base é a seguinte:

Enco-: Uma orientação para pessoas que só sentem atração por pessoas de certa(s) identidade(s) igual(is) à(s) sua(s), por esta(s) ser(em) identidade(s) marginalizada(s) ou subcultura(s) excluída(s) das culturas dominantes. A pessoa pode também sentir atração por pessoas de identidades parecidas ou que são marginalizadas da mesma forma.

Mais especificidades estão detalhadas na postagem linkada ali em cima, mas esta é basicamente uma orientação que cobre todas as que são do tipo “pessoa trans que não sente atração por pessoas cis”, “pessoa autista que só sente atração por outras pessoas autistas”, e por assim vai. Só que enco não só esconde o fator específico, como também pode ser aplicada a quem só sente atração dentro de certo grupo ainda que não seja necessariamente marginalizado (como uma pessoa gótica que só sente atração por outras pessoas góticas).

Eu ainda não vi ninguém se identificando desta forma, mas como já vi várias pessoas cunhando ou pedindo para saber sobre termos que se encaixam na definição de enco, acredito que seja um termo útil.


Juxári, mavári, proxrel(l)

Eu anotei que esses termos foram publicados no dia 28 de março, mas como as postagens originais no Tumblr plurgai (posteriormente plurgai-archive) foram apagadas, talvez não seja possível provar que tais identidades foram realmente cunhadas em tal data.

Imagem retangular com fundo preto e planeta com um anel, três luas e três estrelas. Os elementos sobre o fundo são compostos por faixas horizontais de diferentes tamanhos nas cores turquesa, laranja clara, marrom avermelhada, verde água e laranja. No meio da faixa laranja clara há um triângulo equilátero branco com uma das pontas para cima.

Bandeira juxári

Juxári/Júxari/Juxari (juxari) é uma identidade de gênero que tem conexão com feminilidade, mas em um plano separado. Não é alinhada com feminilidade de uma forma padrão, e é conectada a uma forma de feminilidade que não é sentida por outras pessoas. Não tem conexão com o gênero mulher e é apenas fracamente conectada com feminilidade comum.

Este termo também pode ser usado como um gênero feminino (no sentido de feminilidade, não de ter a ver com o gênero mulher) alienígena ou de outra dimensão.

Imagem retangular com fundo preto e planeta com um anel, três luas e três estrelas. Os elementos sobre o fundo são compostos por faixas horizontais de diferentes tamanhos nas cores amarela, esmeralda, verde escura, amarela clara e verde. No meio da faixa esmeralda há um triângulo equilátero branco com uma das pontas para cima.

Bandeira mavari

Mavári/Mávari/Mavari (mavari) é uma identidade de gênero que tem conexão com neutralidade, mas em um plano separado. Não é alinhada com neutralidade de uma forma padrão, e é conectada a uma forma de neutralidade que não é sentida por outras pessoas. Não tem conexão com não-binaridade e é apenas fracamente conectada com neutralidade comum.

Este termo também pode ser usado como um gênero relacionado com neutralidade alienígena ou de outra dimensão.

(É esta basicamente a definição, porém não sei se a parte de não ter conexão com não-binaridade faz muito sentido. Talvez seja só no sentido de ser uma identidade de gênero que pareça estar em um plano separado, e portanto separada de certa forma de outras pessoas não-binárias, ou talvez tenha sido uma declaração feita às pressas ao tentar achar um sinônimo apropriado para ser homem/ser mulher que funcione para uma identidade fundamentalmente não relacionada com nada que tenha a ver com isso.)

Imagem retangular com fundo preto e planeta com um anel, três luas e três estrelas. Os elementos sobre o fundo são compostos por faixas horizontais de diferentes tamanhos nas cores salmão, laranja pálida, índigo escura, vinho e vinho escura. No meio da faixa laranja pálida há um triângulo equilátero branco com uma das pontas para cima.

Bandeira próxrel

Próxrel/Proxrel/Proxrell (proxrell) é uma identidade de gênero que tem conexão com masculinidade, mas em um plano separado. Não é alinhada com masculinidade de uma forma padrão, e é conectada a uma forma de masculinidade que não é sentida por outras pessoas. Não tem conexão com o gênero homem e é apenas fracamente conectada com masculinidade comum.

Este termo também pode ser usado como um gênero masculino (no sentido de masculinidade, não de ter a ver com o gênero homem) alienígena ou de outra dimensão.

Estes três termos foram baseados conceitualmente em termos como juxera, proxvir, cenrel e fessari, e os nomes juxári e próxrel também vêm daí. O nome de mavári vem de maverique e censári, mas com as exceções de ambas serem identidades não-binárias e de censári ser um gênero neutro, não há muito em comum entre tais identidades.


Inmo

Retângulo composto por seis faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa clara, preta, rosa, cinza, azul e azul escura. As cores são pouco saturadas.

Bandeira inmossexual (que talvez possa ser usada como bandeira inmo geral, já que não há bandeiras para outros tipos de atração)

O termo inmo foi cunhado com esse nome por ele ser omni de trás para frente. A definição também pode ser considerada “inversa” de certa forma: pessoas inmo sentem atração por mais de um gênero, sem sentirem atração por todos os gêneros, sendo que tal atração é igual para todos os gêneros pelos quais a pessoa sente atração. Ou seja, pessoas inmo não possuem qualquer preferência de gênero.

Ou seja, este termo não só é único por ser definido explicitamente como um termo para pessoas múlti que não sentem atração por todos os gêneros – muites acham que gente poli não podem ter atração por todos os gêneros, mas isso não é necessariamente verdade – mas também por explicitar uma ausência de preferência por gênero, algo comum em pessoas pan mas que não é um fator necessário para que pessoas se identifiquem como tal.

A cunhagem de Inmo foi feita em 13 de abril, por Emberfrost-cat na rede de wikis Fandom.


Nonangi

Retângulo composto por sete faixas horizontais, sendo que a primeira e a última são maiores do que as outras. Suas cores são roxa clara, branca, lilás, cinza escura, lilás, branca e roxa clara.

Bandeira nonangi

Nonangi – e eu vou omitir aqui o nome alternativo do termo, que é baseado nas versões originais de nonvir/nonera que a pessoa que cunhou pediu para que não fossem mais usados – foi um termo cunhado por AP do Tumblr Beyond MOGAI Pride Flags, no dia 15 de fevereiro.

Esta junção de non (não) com angi (de andrógine) descreve alguém cujo gênero tem uma forte conexão com androginia, mas que não é andrógine de forma nenhuma. O termo difere de inavire por este precisar de uma conexão com ambas feminilidade e masculinidade, o que pode ocorrer de forma separada, enquanto androginia é uma mistura de ou algo entre essas qualidades (ou mesmo outras qualidades, ocasionalmente).


Obviamente, vários termos são cunhados todo ano. Outros que também foram cunhados em 2021 incluem lovemine, orionemine, sodemine, daleko, solipastelle, eldurgênero, tulipiane, tulim, amato e illusio. E alguns cunhados em 2022 incluem distaregênero, nóstique, osci, aceactial e zódium.

Mesmo assim, espero que quem esteja lendo esta postagem tenha apreciado o destaque destas identidades!

No Comments Yet

Pings and Trackbacks (2 )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.