Um espaço de aprendizagem

Que gêneros são não-binários?

Que gêneros são não-binários? Quando se fala de termos dentro da não-binaridade, é comum citarem identidades como gênero-fluido, agênero, demigênero e bigênero. Mas estes termos geralmente não descrevem gêneros por si só, e sim ausência, parcialidade ou multiplicidade de gênero.

Apresento aqui palavras usadas ou como gêneros — identidades de gênero fortes e completas — ou como termos guarda-chuva (que cobrem outros gêneros). Algumas também podem ser usadas para descrever identidades de gênero ausentes, parciais, fracas, vagas e/ou fluidas, mas isso vai depender de cada pessoa.

Aporagênero (09/06/2014) [Bandeira composta por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa, lavanda, amarela, lavanda e azul, creditada a pride-flags-for-us no Tumblr em 2014] [Bandeira composta por três faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores esmeralda, verde neon e amarela, atravessada por uma barra diagonal preta, creditada a WeDontCareAboutYourBinary no Tumblr em 2018] Gênero forte e específico separado de homem, mulher ou qualquer gênero entre estes. Atualmente, também utiliza-se aporagênero como categoria.

Andrógine (??/??/????) [Bandeira composta por três faixas verticais do mesmo tamanho, nas cores rosa, roxa e azul, creditada a saveferris no Tumblr em 2014 ou antes] [Bandeira composta por cinco faixas verticais do mesmo tamanho, nas cores laranja, laranja avermelhada, magenta, azul e ciano, e com um cubo transparente de contorno preto em seu centro, creditada a draquluv no Tumblr em 2019] Gênero geralmente classificado como entre ou uma mistura de homem e mulher, mas há também quem se diz andrógine no meio de outros gêneros.

Gênero neutro (??/??/????) [Bandeira dividida em duas faixas horizontais do mesmo tamanho, uma roxa clara e uma amarela. No centro da bandeira, há um pentágono roxo. Feita em 2016 ou antes] [Bandeira composta por quatro faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores amarela, branca, verde clara e verde, creditada a enbygsrd no DeviantArt em 2016] Um gênero neutro, relacionado com neutralidade e/ou entre os gêneros homem e mulher. Também é usado (raramente) por quem não tem gênero.

Juxera (02/07/2014): Alguém cujo gênero é relacionado a, mas separado de mulher. [Bandeira, por wulfgendur no Tumblr: um pentágono colorido em um fundo preto, com uma das pontas apontando para cima. As cores no pentágono são rosa bebê, violeta, azul-marinho, cinza e azul bebê. No meio da faixa violeta há um triângulo verde água apontado para cima.] Proxvir (02/07/2014): Alguém cujo gênero é relacionado a, mas separado de homem. [Bandeira, por wulfgendur no Tumblr: um pentágono colorido em um fundo preto, com uma das pontas apontando para baixo. As cores no pentágono são rosa bebê, violeta, azul-marinho, cinza e azul bebê. No meio da faixa cinza há um triângulo turquesa apontado para baixo.] Juxtaneu (06/03/2019): Alguém cujo gênero é relacionado a, mas separado de gênero neutro. [Bandeira, por qxej no Tumblr: quatro faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores verde, amarela, verde água e laranja.] Proxangi (06/03/2019): Alguém cujo gênero é relacionado a, mas separado de andrógine. [Bandeira, por qxej no Tumblr: quatro faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores violeta, lavanda, roxa e rosa.]

Nímise (??/12/2015) [Bandeira composta por várias formas curvas em tons pouco saturados das cores laranja, rosa, roxa e azul, feita por autoria ambígua em 2017 ou antes] Um gênero específico caracterizado por ser ambíguo ou indefinido. Nímise é um adjetivo, sendo nim um substantivo de mesmo significado.

Ceterogênero (2015 ou antes) [Bandeira composta por três faixas horizontais, nas cores roxa, branca e verde clara.] Um gênero não-binário que pode ser especificamente feminino (ceterofeminine), masculino (ceteromasculine) ou neutro (ceteroneutre).

Xenogênero (24/06/2014) [Símbolo astrológico de Íris, escolhido por PastelRoswell no Tumblr, pode ser descrito como quatro arcos fechados por uma linha horizontal embaixo deles. Entre os arcos e a linha há uma estrela de cinco pontas.] [Símbolo xenogênero feito por system-lgbt no Tumblr é constituído por um contorno de um círculo do qual sai um tridente arredondado para baixo. As pontas da esquerda e direita são mais curtas do que a ponta central.] Termo guarda-chuva para identidades de gênero que dependem de conceitos considerados tradicionalmente externos a gênero para serem explicados, como objetos, sensações, sentimentos, espécies não-humanas ou fenômenos da natureza.

Exemplos de xenogêneros: Caelgênero: Gênero associado esteticamente com o espaço. Gênero-concha: Gênero que tem a ver com conchas do mar. Gênero-cor: Gênero melhor descrito como determinada cor. Gênero-noir: Gênero baseado em ser gótique. Lichtgênero: Gênero melhor descrito como uma bola de luz.

Versão de Instagram aqui. Versão de Tumblr aqui.

Nem todas as identidades não-binárias são gêneros, mas existe uma variedade enorme de gêneros não-binários diferentes. Sendo que muitos já foram cunhados há quase 10 anos! 🌈

Páginas relevantes: Listas de identidades não-binárias | aporagênero | andrógine | gênero neutro | juxera | proxvir | nímise | ceterogênero | xenogênero | caelgênero | gênero-cor

Os outros termos citados não possuem páginas até o momento, embora postagens feitas na conta @termos em colorid.es possam ser achadas por aqui.

3 Comments

sr.ᵉ/sr. Fênix Gael (elu/ele) says:

Uau! O que me deixou surprese é a identidade de género cetero, eu pensei que ela funcionava como aquilegênero ou safigénero, aquela que descreve a pessoa que influencia a sua identidade de género pela sua sexualidade e/ou vice-versa.


Aster says:

Bem, não só o termo ceterogênero é mais antigo do que o termo gênero-orientação — assim como termos como arogênero/gênero-aro e outras cunhagens formais que usam o sufixo -gênero para denotar uma identidade de gênero baseada em orientação — como eu também tento traduzir gêneros-orientação como “gênero-[orientação]” (gênero-cetero, gênero-abrorromântico, etc.), inclusive pra ajudar a diferenciar esses termos.

(Notando aqui que aquilegênero, safogênero e afins não são identidades definidas puramente como gêneros relacionados a certa atração.)

É relativamente comum haverem identidades de gênero com prefixos iguais aos de orientações – alguns exemplos são pan, duo, dêmi, abro e penúlti – então sugiro não supor que termos que terminam em gênero e que possuem prefixos que também existem em orientações sejam gêneros-orientação. 😅


sr.ᵉ/sr. Fênix Gael (elu/ele) says:

Entendi, agradeço-te por tirar essa minha dúvida.🤗


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.