Um espaço de aprendizagem

A neolinguagem é feia?

Aviso: Como o título já indica, esta postagem presume uma posição exilinguista de leitore.

como é algo horrível|feio|estranho dizer “le cientista”, “eld me disse”, “eu gosto delu”, “todes es trabalhadóries”, “ume de mis amigues”, “minhes parceires”, “soube disso pele Ariel”, né?

pois bem, eu não acredito que é “só questão de gosto”, não quando não vejo pessoas binárias deixando de adotar os conjuntos a/ela/a e o/ele/o por “acharem os conjuntos feios”. E o quão comum é não usar uma palavra qualquer por ser feia?

o que acontece é um ciclo de falta de costume. a pessoa vê neolinguagem e se sente desconfortável. a pessoa evita imersão em lugares que usam neolinguagem. a pessoa nunca se acostuma com neolinguagem, e assim esta nunca será normal pra pessoa.

também existe exilinguismo (não querer que neolinguagem exista), que tem ligação com exorsexismo (aceitação exclusiva dos gêneros mulher e homem dentro de uma estrutura binária de gênero). como pessoas NB não são aceitas/normalizadas, palavras associadas conosco também são rejeitadas ou mal entendidas.

se você gosta do conceito mas não usa neolinguagem – tanto em relação à linguagem pessoal de alguém quanto pra combater a mascunormatividade da língua padrão – porque “fica feio”, tenho boas e más notícias: o desconforto vai existir. mas ele vai sumir com o tempo.

é possível se forçar a usar neolinguagem até que ela passe a “parecer natural”. é possível participar de ambientes onde neolinguagem é normalizada. é possível ler textos onde neolinguagem é utilizada.

mas isso requer mente aberta, esforço e ter que lidar com a intolerância alheia. se recusar a usar essas “palavras novas” porque “são esquisitas” e esperar um futuro onde vai cair do céu uma neolinguagem “bonita”, “intuitiva” e amplamente aceita é mais fácil.

Links Recursos sobre neolinguagem: singlel.ink/u/neolinguagem Neolinguagem no Orientando: orientando.org/neolinguagem Use artigo/pronome/final: asters.work/apf.html


Imagino que seja bastante confortável a posição de não usar neolinguagem porque é “feia” ou “estranha”. Mesmo assim, não é como se contornos constantes para evitar seu uso sejam sempre bem-vindos, e o próprio conceito de beleza é altamente ligado com o que é normal dentro da hegemonia de um determinado grupo. Que tal questionar essa posição?

Links disponíveis no final da postagem: Recursos sobre neolinguagem | Portal de links sobre neolinguagem e linguagem pessoal do Orientando | Use artigo/pronome/final de palavra

Esta postagem em outros lugares: colorid.es | Instagram | Tumblr

No Comments Yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.